Projetos de ciência com pé de feijão em diferentes tipos de solo

Escrito por steve stakland | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Projetos de ciência com pé de feijão em diferentes tipos de solo
Existem diferentes tipos de solo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem várias formas de apresentar um projeto de feira de ciências plantando feijão em diferentes tipos de terra. Use a criatividade para pensar em simples combinações de tipos de solo e seus componentes para mostrar as diferenças na taxa de crescimento, coloração e tamanho da planta. A terra pode variar no tipo, dependendo de quantidade de areia, lama, barro e matéria orgânica que estão presentes, bem como de onde ocorre foi retirada.

Mudança no teor de areia

Mostre os efeitos do teor de areia na terra durante o crescimento de uma planta variando a quantidade desse componente. Por exemplo, encha um recipiente transparente (copo descartável) apenas com terra (a mistura usada em vasos e comprada em lojas), o outro deve ter uma mistura de um quarto de areia e três quartos de terra, o terceira com metade de areia e metade de terra, e o quarto com três quartos de areia e um quarto de terra. O quinto recipiente deve ser preenchido apenas com areia. Plante os feijões em todos os copos e exponha-os à mesma quantidade de luz solar e água. Monitore o crescimento da raiz, os tamanhos das plantas e a variação de cor. Ao variar o teor de areia é possível demonstrar o princípio do efeito da textura dela no crescimento das plantas. Com o aumento na quantidade de areia, mais água será drenada no solo e menos nutrientes estarão disponíveis para a planta. Assim, com a maior quantidade de areia, as plantas devem ser menores, apresentarem menor desenvolvimento da raiz e terem coloração mais clara. Isso mostra que embora a areia seja importante para a terra, ela deve ser misturada com outros ingredientes.

Mudança no teor do barro

Demonstre o efeito da mudança do teor de barro no solo da planta cultivando o feijão em diferentes quantidades de barro. Use um recipiente transparente com apenas terra; outro com metade terra e metade barro e um terceiro com apenas barro. Plante os feijões nos três copos e mantenha todos os outros fatores (como água, luz solar e etc.) iguais para todos. Monitore o crescimento da raiz, a altura da planta e a coloração. Com a mudança na quantidade de barro na mistura, é possível demonstrar como esse componente altera o crescimento dos feijoeiros. Com o aumento no teor de barro, a terra reterá mais água e nutrientes, podendo aumentar o crescimento da planta. No entanto, com um solo apenas de barro, ele ficará denso e encharcado e o crescimento dos feijões será atrofiado. Portanto, o solo deve ter uma mistura equilibrada de barro e outros materiais.

Terra do jardim versus mistura para vaso

Mostre como o uso da terra do jardim, em contraste com a terra comprada em lojas de jardinagem, afeta o crescimento do feijoeiro plantando feijões em todo o jardim. Use uma mistura de metade terra de jardim e metade de terra para vaso e uma com apenas terra para vaso. Garanta que os outros fatores sejam os mesmos e monitore o crescimento das raízes das plantas, o tamanho e a cor delas. A partir da variação da quantidade de terra de jardim com a mistura para vasos, é possível ilustrar o efeito de cada solo no feijão. Por serem feitas especialmente para estimularem o crescimento das plantas, quanto mais terra para vasos, melhor será o resultado do crescimento do feijoeiro.

Mudança na matéria orgânica

Com o uso de várias combinações de areia e matéria orgânica, mostre como o crescimento e o desenvolvimento da planta podem mudar conforme a quantidade de matéria orgânica usada. Em um dos recipientes, use um quarto de areia e três quartos de composto orgânico, como turfa ou estrume. Em outro, use metade areia e metade matéria orgânica. No terceiro pote, use três quartos de matéria orgânica e um quarto de areia. No último recipiente, use apenas matéria orgânica. Plante as sementes de feijão em todos os recipientes, mantendo os outros fatores constantes para todos os recipientes e monitore o desenvolvimento, o tamanho e a coloração das plantas. Com a mistura de várias quantidades de matéria orgânica, é possível demonstrar o quanto esse elemento afeta o crescimento do feijoeiro. Quanto maior a quantidade de matéria orgânica e menor a quantidade de areia, mais saudável será a planta se comparada às plantas que estão em recipientes com maiores quantidades de areia. Entretanto, nos recipientes com maiores quantidades de areia, é possível que as raízes se desenvolvam mais, pois o solo é mais solto.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível