Os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing

Escrito por david ingram Google | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing
Placas externas em neon são ferramentas de comunicação de marketing (manufacturer of lamp for advertisement image by TekinT from Fotolia.com)

O marketing funciona como o braço direito das empresas preocupadas com a comunicação estabelecida com os clientes, e os profissionais têm uma gama de ferramentas de comunicação à sua disposição para disseminar mensagens de marketing. Cada ferramenta de comunicação de marketing tem seus pontos fortes e fracos e cada um é mais adequado para cada situação, mercado-alvo e indústria. Compreender os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing pode ajudá-lo a elaborar a estratégia de marketing ideal para o seu negócio e marca.

Outras pessoas estão lendo

Publicidade

As vantagens da publicidade permitiu que ela permanecesse como uma forma dominante de comunicação ao longo de décadas. Mensagens publicitárias podem utilizar uma variedade de meios, incluindo televisão, rádio, revistas e internet. Os anúncios podem ser feitos sob medida para atingir um nicho ou um público amplo.

Porém, os contras da publicidade continuam a crescer a cada ano que passa. A saturação do espaço visível na publicidade e das ondas sonoras têm causado um excesso de informação a ser processada pelas pessoas. Hoje em dia, a maioria das pessoas precisa assimilar esse volume de mensagens publicitárias e a sensação de invasão pode tomar conta do consumidor. A publicidade tornou-se tão inconveniente na vida dos consumidores que hoje existem novas ferramentas tecnológicas para evitá-la.

Relações públicas

As ferramentas de relações públicas são uma forma de comunicação de marketing do tipo mão única, que informa ao público sobre as atividades filantrópicas ou socialmente responsáveis de uma empresa. Isso pode ajudar a conquistar uma imagem positiva no mercado e transformar os consumidores em defensores da marca.

Nem todas as causas sociais são politicamente neutras, no entanto, um movimento errado da equipe de relações públicas, pode enviar uma mensagem hostil para algum público específico. Por exemplo, considere uma empresa que doa uma grande quantia de dinheiro e de tempo de trabalho voluntário para uma iniciativa ambiental e, em seguida, publica um comunicado na imprensa sobre a atividade. Ativistas de direitos humanos ávidos podem não concordar com o fato da empresa escolher as questões ambientais, ao invés de questões de direitos humanos, e podem boicotar a marca por causa disso.

Os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing
A equipe de relações públicas é responsável pela imagem da empresa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vendas

A área de vendas muitas vezes envolve a comunicação face-a-face entre clientes e representantes da empresa. Processos de vendas realizados pessoalmente podem criar impressões positivas nas mentes das pessoas e podem ajudar aos clientes a encontrar o produto ideal para atender as suas necessidades.

Vendas funciona como uma faca de dois gumes pois, em contrapartida, experiências negativas com os vendedores podem ser tão sérias que transformam um cliente em uma fonte de publicidade negativa boca-a-boca.

Os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing
Cuidado para seu cliente não virar uma fonte de informações negativas sobre o seu negócio (Creatas/Creatas/Getty Images)

Comunicação de mão dupla

A internet abriu novas e poderosas ferramentas de comunicação de marketing que fazem com que a comunicação de via de mão dupla seja possível, mesmo com longas distâncias. As redes sociais, blogs e outros meios de comunicação online permitem que as empresas se comuniquem diretamente com os clientes e tenham um feedback valioso sobre os novos produtos e as necessidades não atendidas dos clientes.

A desvantagem de abrir a comunicação bidirecional é que as pessoas podem facilmente espalhar mensagens negativas online sobre as marcas, podendo também ser uma mensagem positiva os construtiva. Muitos comentários negativos no blog da empresa ou em redes sociais, podem manchar a reputação da empresa e desencorajar os clientes de primeira viagem.

Os prós e contras das ferramentas de comunicação de marketing
A comunicação de mão dupla tem prós e contras (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível