Quais são os adjetivos regulares em Latim?

Escrito por megan koos | Traduzido por cesar oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os adjetivos regulares em Latim?
A palavra "positivo" na gramatica latina, não tem o mesmo significado que no inglês coloquial (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Há três tipos de adjetivos em latim: regular, comparativo e superlativo. No latim, um adjetivo regular é aquele que não tem alteração em sua forma. Por exemplo, "bom", "alto" e "feio" são todos regulares. Os comparativos são as formas adjetivas usadas para comparar um ou mais substantivos, tais como, "melhor',"mais alto" ou "mais feio". Os superlativos intensificam as características de um ser, normalmente expressas por "o mais". Por exemplo, "o mais alto", "o mais feio", "o melhor" são adjetivos superlativos. Os adjetivos regulares declinam como substantivos. Existem regras cuja forma do adjetivo pode ser usada com cada substantivo.

Outras pessoas estão lendo

Declinações

Os adjetivos em latim podem ter três declinações: primeira, segunda e terceira. Na primeira e na segunda os adjetivos declinam de acordo com a flexão de substantivos e estão listados nos dicionários como masculino, feminino e neutro (bonus, bona, bonum ou bonus, -a, -um). Na terceira, os substantivos estão divididos em três tipos: a terceira flexão de substantivos tem três, duas, ou uma terminação. Um bom dicionário de latim terá um quadro detalhado com as declinações de substantivos e adjetivos.

Adjetivos irregulares

Existem nove tipos de adjetivos irregulares. São eles, "alter", "alius", "nullus", "neuter", "solus", "totus", "ullus", "unus" e "uter". Estes adjetivos declinam de uma maneira similar, mas diferente do padrão de declinação da primeira, segunda e terceira flexões de adjetivos no singular. No entanto, eles têm uma declinação regular no plural.

Concordância

Os adjetivos no latim devem concordar com os substantivos, em número, gênero e caso. Isto significa que um adjetivo que modifica um substantivo feminino e plural, também deve ser feminino e plural. Um adjetivo que modifica um substantivo neutro e singular, também será neutro e singular. A declinação de um substantivo e seu adjetivo não tem que ser a mesma. A primeira ou a segunda declinação de adjetivos pode modificar uma terceira declinação de substantivos, como, por exemplo, "bona opera" (bons trabalhos), ou vice-versa. Isto pode levar à terminações que parecem não combinar, mas na verdade combinam, por exemplo, "spississima nox" (a noite mais escura) que são singulares, femininas e nominativas, mas são de diferentes declinações - primeira e terceira.

Comparativo e Superlativo

As formas de comparativos são normalmente compostas adicionando-se "-ior" (ou "-ius" no neutro) à base do adjectivo. Os superlativos são formados adicionando-se "-issimus" (-a, -um) à base do adjetivo. Os comparativos declinam como a terceira declinação de substantivos. Os superlativos declinam como a primeira e a segunda declinações de substantivos. Nem todos os adjetivos têm ambas as formas de comparativo e superlativo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível