Mais
×

Quais são as causas do risco de extinção das espécies de plantas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As razões pelas quais alguns tipos de plantas são classificadas como ameaçadas de extinção variam, embora a interferência humana no ecossistema seja a causa mais comum. Mesmo quando outras plantas causam problemas para uma determinada espécie, a ação humana normalmente é o cerne do problema.

Quais são as causas do risco de extinção das espécies de plantas? (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Perda do habitat

O fator principal por trás da redução da população de uma espécie de planta é a perda do habitat do qual ela precisa para crescer. Por exemplo, a construção de casas na Mata Atlântica tem destruído o habitat do qual muitas espécies precisam para se desenvolver.

Mudanças no ambiente

Uma planta chamada Ptilimnium nodosum é um exemplo excelente de como cada ação na natureza tem uma consequência. A planta precisa de solos periodicamente inundados para se desenvolver, mas, com a construção de barragens nos rios, essas inundações não ocorrem e a espécie é prejudicada.

Doenças

As doenças observadas em certas plantas podem ter efeitos devastadores sobre seus números. A população de Castanea dentata está despencando em razão dos efeitos de uma praga trazida acidentalmente da Ásia para a América e que impede que as árvores atinjam a maturidade, ameaçando a sobrevivência da espécie.

Plantas invasoras

A introdução de plantas exóticas pode ser tão destrutivo para um ecossistema que, cedo ou tarde, passam a ser consideradas espécies invasoras. A salgueirinha é um exemplo, pois é uma erva daninha aquática que cresce próxima a outras plantas e ocupa completamente a área, criando sérios problemas para algumas espécies já ameaçadas.

Poluição

A poluição do ar, da água e do solo dos quais as plantas dependem têm acarretado impactos profundos sobre o mundo das plantas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article