on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são as consequências de uma comunicação ineficiente na equipe

Atualizado em 17 abril, 2017

A coordenação de equipe é uma das habilidades mais subestimadas e desafiadoras em um ambiente de trabalho. O desafio vem principalmente da capacidade das pessoas para trabalhar em um ambiente imparcial, profissional com diferentes pessoas. No entanto, a etiqueta e as técnicas de comunicação inadequadas podem levar a resultados desastrosos. A comunicação ineficiente na equipe resultará nas seguintes ineficiências no seu trabalho e irá impedir possíveis bons resultados.

A comunicação em equipe ineficiente pode destruir a base que sustenta a equipe (team image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Incapacidade de valorizar a opinião dos outros

Se a etiqueta de conversação não for respeitada, isso resultará em membros da equipe afastados uns dos outros completamente. Existem diversas possíveis causas para isso — questões anos de empresa e experiência, competência ou a simples frequente interrupção quando outra pessoa está falando. Isso pode destruir a função e os objetivos de toda a equipe.

Loading...

Intervenção da gerência

Discussões constantes e a recusa em encontrar um meio termo, muitas vezes, resultam na chamada de um gerente para resolver o problema. Isso não apenas destrói o propósito da criação da equipe, mas também pode levar a maus comportamentos ou a demissões. Gerentes e executivos muitas vezes procuram criar equipes para as disputas serem tratadas entre iguais; os membros da equipe que não respeitam essa função podem atrapalhar a equipe inteira.

Falta de profissionalismo

Um resultado ainda mais devastador e sutil de má comunicação é a falta de respeito com profissionalismo. Ao estabelecer um precedente de má escrita em recados e e-mails, o uso de linguagem imprópria ou a conversa de temas não profissionais em reuniões, isso pode rapidamente se tornar a norma para toda a comunicação empresarial interna e externamente da equipe. Isso resulta em visões negativas de gestão e também impede clientes potenciais de trabalharem com esta equipe e empresa.

Panelinhas e políticas indesejadas

Em grandes corporações e equipes, a política é, muitas vezes, inevitável por causa do tamanho das equipes. Entretanto, isso não deve refletir em reuniões de negócios profissionais. Se ocorrerem debates acalorados ou discussões pessoais nestas reuniões, as pessoas tenderão a se envolver nesses assuntos e a escolher um lado. Isso não só divide a equipe, mas também pode começar uma guerra em relação à tomada de decisões importantes. Grupos majoritários começarão a tomar decisões sozinhos e os grupos menores se calarão ou tentarão enfraquecer essas decisões.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...