on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais cores um palhaço usa?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A cor da roupa de um palhaço depende muito de seu tipo. Ao longo dos séculos, as tradições em diferentes países criaram expectativas para diferentes tipos de palhaços, envolvendo também a paleta de cores que usam. A exceção à regra de guarda-roupas tradicionalmente coloridos é o reinado livre que os palhaços de circos modernos exercem.

O palhaço vagabundo tradicionalmente se veste em cores escuras e sombrias (Comstock/Comstock/Getty Images)

Palhaço de rosto branco

Esse personagem clássico é tradicionalmente visto como líder, especialista ou sabe-tudo em um grupo de palhaços. Sua face branca contrasta com sua roupa, pois ele geralmente usa cores muito brilhantes. A paleta de cores desse palhaço é limitada a duas ou três cores, reforçando seu papel de elegância. Ele pode ser visto em um terno com cores vibrantes (calça e jaqueta combinando) ou um macacão de uma cor com tiras ou bolinhas de outra. Geralmente, a roupa do palhaço de rosto branco é de uma única cor, mas adornada com lantejoulas ou outros toques decorativos e glamorosos.

Loading...

Palhaço vagabundo

O palhaço vagabundo é um personagem sem sorte que é geralmente descrito como triste ou melancólico. O filme mudo estrelado por Charlie Chaplin apresentava um palhaço vagabundo. Sua paleta de cores é sombria e escura, geralmente um terno masculino surrado e maltratado. Rasgos e furos são parte da vestimenta do personagem, assim como sapatos de palhaço e um chapéu-coco escuros. Uma camisa branca é geralmente utilizada para contrastar com o tom monocromático do restante da roupa, e os palhaços geralmente pintam no rosto uma sombra meia lua cinza e uma grande carranca.

Palhaço de circo

Os palhaços de circos modernos são personagens muito individuais, criados pelos atores que os retratam. Sendo assim, eles podem escolher entre todas as cores do arco-íris para criar as roupas de seus personagens. Geralmente, a paleta de cor para um palhaço de circo é grande e louca, misturando e combinando cores berrantes e estampas incongruentes. Um palhaço de circo pode ter um cabelo rosa e roupa em preto sólido, ou um sobretudo multicolorido e gravata sobre um macacão branco. Aqueles que imitam ocupações reconhecíveis com seus personagens -- vaqueiro, policial, doutor, enfermeira -- geralmente exageram na paleta de cores dos uniformes de tais profissionais.

Pierrot

O palhaço Pierrot é uma versão francesa do personagem clássico do teatro de comédia italiano chamado Commedia Dell'arte. Ele foi representado por uma roupa completamente branca -- uma túnica longa sobre calças largas. A túnica geralmente possuía dois ou três grandes pompons pretos na frente. Esse palhaço criava uma rotina muda ou em mímicas e é considerado o predecessor dos mímicos modernos, como Marcel Marceau. Seu rosto branco servia para enfatizar as expressões dos olhos, já que nenhuma palavra era proferida. Algumas vezes, o Pierrot cobria seu cabelo com um capuz preto ou usava um chapéu alto e pontudo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...