Quais são os desequilíbrios ambientais?

Escrito por sara tomm Google | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os desequilíbrios ambientais?
Enchentes são um dos desequilíbrios ambientais (Comstock/Comstock/Getty Images)

O ecossistema mantém o equilíbrio ambiental global. Tudo o que altera sua função cria um desequilíbrio que afeta toda a vida na terra. A destruição de terrenos agrícolas, lagos e rios em todo o mundo cria desequilíbrios ambientais tão devastadores que os esforços de conservação lutam para acompanharem o ritmo dos danos.

Outras pessoas estão lendo

Ciclo hidrológico

O ciclo hidrológico circula continuamente a água evaporada para a atmosfera, que retorna como chuva. A água que você bebe hoje é a mesma água que os habitantes originais da terra beberam. Toxinas, metais pesados, óleos de canteiros de obras e produtos químicos agrícolas como pesticidas e fertilizantes são todos absorvidos pelo solo e águas subterrâneas. O escoamento transporta esses poluentes para lagos, rios e outros corpos de água. Poluentes que acabam em lagos e rios, como o óxido nitroso e dióxido sulfúrico, se evaporam como parte do ciclo hidrológico e voltam para a terra em forma de chuva ácida. A chuva ácida provoca desequilíbrios ambientais em todo o mundo, matando a vegetação dos ecossistemas, tais como terras agrícolas e florestas.

Desmatamento

A transpiração é a evaporação da água a partir de plantas. A redução da transpiração reduz também a formação de nuvens e chuva, fazendo com que o solo se seque. O desmatamento, ou a remoção de grandes áreas arborizadas, resulta em menos transpiração da água para a atmosfera. A vegetação, necessária para absorver água e evitar inundações, não consegue crescer em terras secas.

Mudanças na utilização do solo

Desmatar para dar lugar a urbanização cria desequilíbrios ambientais que alteram o padrão do fluxo de água. Cobrir o chão com pavimento aumenta o escoamento da água, provoca inundações e diminui o reabastecimento dos reservatórios de água do solo. Algumas práticas agrícolas envenenam o solo com produtos químicos, retirando nutrientes essenciais necessários para o uso no futuro.

Erosão do solo

O vento e a erosão do solo contribuem para os desequilíbrios ambientais e os problemas de saúde nos humanos. A cada ano, lavouras são destruídas de 10 a 40 vezes mais rápido do que podem ser reabastecidas. Como o vento seca e remove o solo, ele provoca um rendimento menor dos cultivos mais pobres, aumenta o escoamento de água e sopra poeira no ar. De acordo com o jornal da Universidade de Cornell, a poeira da erosão causada pelo vento pode transportar cerca de 20 doenças infecciosas, incluindo antraz e tuberculose. As estimativas da agência de proteção ambiental dos Estados Unidos são que, em áreas agrícolas, várias toneladas de solo por hectare são corroídas a cada ano. O impacto da erosão na produção de alimentos causa a fome e força grandes populações de pessoas a abandonarem suas terras.

Efeito estufa

Os gases de efeito estufa, que incluem o dióxido de carbono, metano e o vapor de água, mantém a terra quente o suficiente para a sobrevivência ao absorver parte da energia do sol quando ela escapa de volta ao espaço. Um desequilíbrio ambiental ocorre quando grandes quantidades de gases de efeito estufa acumulam na atmosfera e retém quantidades excessivas de calor. O calor adicional, conhecido como o aquecimento global, é supostamente responsável por desastres ambientais como o aumento do nível do mar, as inundações e o derretimento das calotas polares. A superabundância de gases de efeito estufa na atmosfera é geralmente considerada, pelo menos em parte, como resultado de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis - petróleo, gás natural e carvão - produtos e processos químicos industriais e agrícolas e da produção de lixos orgânicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível