Quais são as fases básicas do processo de inovação?

Escrito por shaun fowler | Traduzido por amanda nunes
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Quais são as fases básicas do processo de inovação?
Qualquer negócio voltado à criação e venda de novos produtos deve conhecer o processo de inovação (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Qualquer negócio voltado à criação e à venda de novos produtos deve conhecer o processo de inovação. A inovação é um componente de duas funções, a invenção da ideia de um produto, e a comercialização da ideia ou do produto. Não há um amplo consenso quanto ao número de fases no processo de inovação. Um documento publicado pelo "Hamburg Institute of Technology" lista uma versão simplista de três fases. Um estudo por Jay Abraham e Daniel Knight, publicado na revista "Strategy & Leadership", lista cinco estágios: geração, conceitualização, otimização, implementação e captura.

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Geração

A geração é o onde o processo de inovação começa. Ela envolve o debate de ideias que depois serão moldadas em soluções viáveis para os clientes. Nesse estágio pode existir ampla modelagem e design.

Conceitualização

Aqui, as ideias são colocadas na esfera oficial de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa. As empresas investem dinheiro para financiar o desenvolvimento. Os inovadores projetam e testam suas ideias ao planejar o processo de desenvolvimento do produto. Protótipos e modelos são gerados. O produto geral começou a tomar forma, assim a pesquisa é conduzida de acordo com as necessidades e os desejos do consumidor.

Otimização

Esse estágio é fundamental para qualquer invenção comercializada com sucesso. A pesquisa de consumo e o teste de protótipos são colocados juntos e analisados. Toda boa ideia precisa ser mais do que convincente; precisa preencher uma necessidade no mercado. Nessa fase, as mudanças no projeto e na função são feitas para acomodar as exigências das necessidades de mercado, de preço e do consumidor. As decisões finais são feitas em torno da estética e função de um produto, assim ele pode ser comercializado com sucesso.

Implementação

A implementação é o último passo no processo de comercialização. Ideias ou produtos são trazidos para o consumidor ou utilizador final. Se você está oferecendo um bem de consumo, o produto é produzido em larga escala e enviado através do canal de distribuição. Pequenas modificações ainda podem ser feitas para se ajustar à demanda e às necessidades reais, mas o conceito geral permanece intacto e será ou bem-sucedido ou rejeitado pelos usuários.

Captura

Apesar do sucesso, uma empresa deve implementar uma fase de captura. Nessa fase, a informação sobre o sucesso ou falha do produto e a performance da fases antecessoras são colocadas juntas e analisadas para aumentar o conhecimento e a experiência. Se o produto é bem-sucedido, uma empresa quer descobrir se novas inovações nele podem ser comercializadas. Também é quando a empresa começa a fazer revendas para custear futuras inovações.

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