Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?

Escrito por troy thompson | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
A democracia liberal tem sido a ideologia de governo dominante da era moderna (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O feudalismo dominou os sistemas políticos da Idade Média, mas abriu caminho para o sistema de monarquia absoluta, na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Por sua vez, o absolutismo, comum durante o Renascimento, começou a dar lugar a uma nova ideologia de governo durante o início da era moderna: a democracia liberal. Os três sistemas mais comuns de governo no mundo de hoje – o parlamentarismo, presidencialismo e o semipresidencialismo –, todos têm a sua origem nesta mudança ideológica.

Sistema parlamentar

Encontrado hoje nos sistemas de governo da maioria dos países europeus, quase todos os países membros da Comunidade das Nações – os países anteriormente pertencentes ao Império Britânico – e em vários países da Ásia e África, o sistema parlamentar tem suas raízes na início da era moderna. Em grande parte, por causa do legado do Império Britânico, o Sistema de Westminster, o parlamentarismo original que se desenvolveu na Grã-Bretanha ao longo dos séculos XVIII e XIX, é a forma mais comum de governo parlamentar no mundo de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, uma outra variante do sistema parlamentar, o modelo europeu ocidental, desenvolvido na República Federal da Alemanha, começou a se espalhar para outros países da Europa. Em ambos os sistemas, a ideia central é a superioridade parlamentar – o governo executivo ganha sua legitimidade a partir do Parlamento e é responsável perante ele, sendo forçado a demitir-se caso perca a confiança parlamentar.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
O Palácio de Westminster é o berço do sistema parlamentar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Sistema presidencial

O sistema presidencial, que se originou no nascimento dos Estados Unidos, encontra-se nos Estados Unidos e em toda a América Latina, partes da África e alguns países asiáticos e da Europa Oriental. Sua prevalência na América Latina é, em grande parte, devida à influência significante dos Estados Unidos sobre este países na criação de suas próprias repúblicas. No sistema presidencial, a ideia central é que todos os três ramos do governo são separados e iguais – em contraste com o sistema parlamentarista, onde o executivo está subordinado ao legislativo. Um presidente que ganha a sua legitimidade do povo, sendo direta ou indiretamente eleitos por eles por prazo determinado, domina o executivo em um sistema presidencial.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
Nos Estados Unidos, o executivo é um ramo coigual de governo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sistema semipresidencial

Baseado em um sistema híbrido, entre presidencialista e parlamentarista, o sistema semipresidencial surgiu durante o século XX. Apesar de ter sido originalmente destinado a ser uma república parlamentar, a fraqueza do Reichstag e a força resultante do presidente fez da República da Alemanha de Weimar, em essência, o primeiro estado semipresidencial do mundo. O sistema já foi utilizado em muitos países, como na França, em ex-colônias francesas, na Rússia e em vários outros países.

Em um sistema semipresidencial, o governo executivo ganha sua legitimidade tanto de um presidente eleito quanto de um órgão parlamentar, exigindo a confiança de ambos para continuar.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
A França opera sob um sistema semipresidencial (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Outros sistemas

Inúmeros outros sistemas surgiram desde o fim da Idade das Trevas, embora sejam menos notáveis atualmente. Estes incluem monarquias absolutistas esclarecidas, ditaduras de partido único, repúblicas soviéticas, sindicatos federais, confederações e uniões supranacionais, como a União Europeia. Alguns desses sistemas são, muitas vezes, combinados com outros sistemas: por exemplo, a Biblioteca de Leis da Universidade de Minnesota diz que a Alemanha é uma "república parlamentar federal", a combinação de uma união federal com um sistema parlamentar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível