Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?

Escrito por troy thompson | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
A democracia liberal tem sido a ideologia de governo dominante da era moderna (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

O feudalismo dominou os sistemas políticos da Idade Média, mas abriu caminho para o sistema de monarquia absoluta, na transição entre a Idade Média e o Renascimento. Por sua vez, o absolutismo, comum durante o Renascimento, começou a dar lugar a uma nova ideologia de governo durante o início da era moderna: a democracia liberal. Os três sistemas mais comuns de governo no mundo de hoje – o parlamentarismo, presidencialismo e o semipresidencialismo –, todos têm a sua origem nesta mudança ideológica.

Outras pessoas estão lendo

Sistema parlamentar

Encontrado hoje nos sistemas de governo da maioria dos países europeus, quase todos os países membros da Comunidade das Nações – os países anteriormente pertencentes ao Império Britânico – e em vários países da Ásia e África, o sistema parlamentar tem suas raízes na início da era moderna. Em grande parte, por causa do legado do Império Britânico, o Sistema de Westminster, o parlamentarismo original que se desenvolveu na Grã-Bretanha ao longo dos séculos XVIII e XIX, é a forma mais comum de governo parlamentar no mundo de hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, uma outra variante do sistema parlamentar, o modelo europeu ocidental, desenvolvido na República Federal da Alemanha, começou a se espalhar para outros países da Europa. Em ambos os sistemas, a ideia central é a superioridade parlamentar – o governo executivo ganha sua legitimidade a partir do Parlamento e é responsável perante ele, sendo forçado a demitir-se caso perca a confiança parlamentar.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
O Palácio de Westminster é o berço do sistema parlamentar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Sistema presidencial

O sistema presidencial, que se originou no nascimento dos Estados Unidos, encontra-se nos Estados Unidos e em toda a América Latina, partes da África e alguns países asiáticos e da Europa Oriental. Sua prevalência na América Latina é, em grande parte, devida à influência significante dos Estados Unidos sobre este países na criação de suas próprias repúblicas. No sistema presidencial, a ideia central é que todos os três ramos do governo são separados e iguais – em contraste com o sistema parlamentarista, onde o executivo está subordinado ao legislativo. Um presidente que ganha a sua legitimidade do povo, sendo direta ou indiretamente eleitos por eles por prazo determinado, domina o executivo em um sistema presidencial.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
Nos Estados Unidos, o executivo é um ramo coigual de governo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Sistema semipresidencial

Baseado em um sistema híbrido, entre presidencialista e parlamentarista, o sistema semipresidencial surgiu durante o século XX. Apesar de ter sido originalmente destinado a ser uma república parlamentar, a fraqueza do Reichstag e a força resultante do presidente fez da República da Alemanha de Weimar, em essência, o primeiro estado semipresidencial do mundo. O sistema já foi utilizado em muitos países, como na França, em ex-colônias francesas, na Rússia e em vários outros países.

Em um sistema semipresidencial, o governo executivo ganha sua legitimidade tanto de um presidente eleito quanto de um órgão parlamentar, exigindo a confiança de ambos para continuar.

Quais foram os três tipos de governo estabelecidos após a Idade das Trevas?
A França opera sob um sistema semipresidencial (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Outros sistemas

Inúmeros outros sistemas surgiram desde o fim da Idade das Trevas, embora sejam menos notáveis atualmente. Estes incluem monarquias absolutistas esclarecidas, ditaduras de partido único, repúblicas soviéticas, sindicatos federais, confederações e uniões supranacionais, como a União Europeia. Alguns desses sistemas são, muitas vezes, combinados com outros sistemas: por exemplo, a Biblioteca de Leis da Universidade de Minnesota diz que a Alemanha é uma "república parlamentar federal", a combinação de uma união federal com um sistema parlamentar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível