Saúde

Quais frutas e legumes são permitidos para quem tem diverticulite

Escrito por andrea coventry | Traduzido por rodrigo castilhos
Quais frutas e legumes são permitidos para quem tem diverticulite

Uma alimentação adequada pode prevenir a diverticulite

very sick man on white background image by Adam Borkowski from Fotolia.com

Diverticulite ocorre quando pequenas bolsas ao longo do revestimento do sistema digestivo, conhecidos como divertículos, ficam inflamados. Os sintomas incluem dor abdominal, alterações nos movimentos intestinais, febre e náuseas. Normalmente, recomenda-se medicamentos e repouso como parte do tratamento. Embora aconselha-se uma dieta líquida e pobre em fibras durante o ataque, para preveni-lo são necessárias mudanças na dieta. Estas mudanças incluem mais fibras de frutas e legumes. Consulte um médico para determinar uma alimentação mais adequada.

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Grãos e sementes

Segundo a Mayo Clinic, os médicos costumavam acreditar que nozes, sementes e milhos ficavam presos nos divertículos, causando a inflamação. Agora, há estudos que contrariam essa ideia. Estes alimentos não causam a infecção e nem a previnem. Mas podem, entretanto, ser irritantes à condição.

Frutas durante um ataque

Durante um ataque de diverticulite, os médicos recomendam uma dieta líquida e pobre em fibras até que a inflamação diminua. Frutas com poucas fibras incluem as enlatadas e sucos sem polpa. Frutas congeladas são recomendadas desde que não contenham sementes ou polpa, pois estes podem irritar os divertículos. Sobremesas feitas com frutas também devem ser livres de casca, polpa ou sementes.

Vegetais durante um ataque

Durante um ataque de diverticulite, recomenda-se sopas como parte da dieta líquida. Faça um caldo de legumes para beber. Retire bem a casca e qualquer semente e depois cozinhe os vegetais muito bem para reduzir o teor de fibras.

Frutas como prevenção

A Mayo Clinic recomenda um consumo de 20 a 35 gramas de fibra diariamente como prevenção para ataques de diverticulite. Maçãs, tâmaras, tomates, framboesas, laranjas, bananas e peras são boas fontes de fibra. Uma quantidade necessária para se obter uma porção de fibras pode incluir 180 ml de suco, meia fruta de tamanho médio, 1/4 de uma xícara de fruta desidratada ou 1/2 xícara de fruta fresca. Estas são as recomendações dadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA.

Legumes como prevenção

Os médicos recomendam o aumento do consumo dos legumes. Legumes ricos em fibra incluem espinafre, ervilhas, alcachofras e todos os tipos de feijão. Uma porção na medida certa é meia xícara de feijão ou ervilha, meia xícara de legumes crus ou cozidos, uma xícara de verduras ou 170 ml de suco puro de legumes. Tais medidas preventivas são recomendadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA.

Suplementos alimentares

Indica-se às pessoas que têm dificuldade para seguir à risca a dieta de frutas e legumes suplementos com grãos, tal como os cereais, e suplementos ricos em fibras, como o Metamucil.

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