Mais
×

Quais são os marcos de desenvolvimento de uma criança de 23 meses de idade?

Atualizado em 08 abril, 2017

Os 23 meses de idade são uma preparação para alguns grandes marcos do desenvolvimento. Conforme a criança vai se aproximando dos dois anos de idade, ela vai expandindo seu vocabulário, construindo suas habilidades sociais e começando a tomar medidas que farão dela menos dependente dos seus pais. Os marcos podem parecer pequenos para você, porém, são enormes para o seu bebê.

Crianças de dois anos de idade estão começando a descobrir a si mesmas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vocabulário

Aos 23 meses de idade, uma criança deve usar entre 50 e 70 palavras do vocabulário. Muitas delas serão substantivos como ''mamãe'', ''papai'', ''tia'' ou ''tio''. Ao se aproximar dos dois anos de idade, seu filho começará a formar frases de três palavras, como: ''Eu também vou''. Ele pode começar referindo-se a si mesmo na terceira pessoa e cantando músicas simples.

Habilidades Sociais

Os bebês de 23 meses de idade são interessando em outras crianças da mesma idade. O seu filho terá uma compreensão melhor de brincar, compartilhar e cooperar com outras crianças. Ele se tornará mais consciente de crianças ao redor dele e terá um interesse no que elas estão fazendo conforme vai se aproximando dos dois anos de idade. Aos 23 meses de idade, a criança também começa a imitar o que as outras fazem.

Vestir e despir

Aos 23 meses de idade, algumas crianças são capaz de se vestir e se despir com roupas simples. Seu filho provavelmente ainda não será capaz de abotoar e desabotoar as camisas ou calças, no entanto, será capaz de puxar as camisas e as calças de velcro. Nem todas as crianças podem fazer isso e os pais não devem se preocupar caso o seu filho não seja capaz de se vestir nessa idade.

Treinando o penico

Aos 23 meses de idade, as crianças começam a mostrar capacidade de controlar a bexiga e podem começar a treinar ir ao penico caso os pais queiram iniciar o processo. Nessa idade, talvez seja um problema colocar as calças para cima e para baixo, de modo que os pais devem ajudá-las quando vão ao banheiro. Compre um penico inteiro para a criança e explique como ele funciona. Coloque seu filho no penico em intervalos regulares ao longo do dia. Se ele estiver na creche, informe-os que ele começou a treinar no penico para que eles possam ajudar no processo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article