Quais profissionais usam traje cirúrgico?

Escrito por b.t. alo | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais profissionais usam traje cirúrgico?
Trajes cirúrgicos verdes sob um jaleco médico (attractive smiling lady doctor image by Tracy Martinez from Fotolia.com)

Traje cirúrgico é o nome dado a roupas usadas tipicamente na profissão médica. Eles foram originalmente projetados para uso em um ambiente cirúrgico e incluem calças com cordão, uma camiseta de manga curta, máscara de papel ou gaze, luvas e uma espécie de gorro. Hoje em dia o termo traje cirúrgico refere-se apenas às calças e à camiseta, sendo usados ​​em várias profissões.

Outras pessoas estão lendo

Médicos

Médicos usam esses trajes quando realizam uma cirurgia e também quando estão no ambiente hospitalar. Existem vários tipos diferentes desses uniformes, sendo que a cor mais comum é verde. Originalmente eles eram todos brancos, mas a natureza reflexiva do branco sob as luzes brilhantes usadas em operações levava à fadiga ocular, então o verde foi adotado e descobriu-se que ele alivia a tensão nos olhos dos cirurgiões. Os pediatras muitas vezes usam trajes coloridos e estampados para adicionar alegria às enfermarias infantis. Os hospitais também costumam usar um esquema de cores para diferenciar profissionais com apenas um olhar, e até mesmo uniformes temáticos são usados ​​por médicos durante os períodos de festas.

Enfermeiros

Os enfermeiros começaram a usar uniforme bem antes que os médicos (ver Referência 2), mas era uma roupa que denotava seus postos, ao invés da função. Eles adotaram o uniforme em ambiente cirúrgico antes de usá-los para a prática cotidiana. Os trajes de enfermeiros são talvez os mais variados, com diversas cores, estilos e padrões disponíveis para os profissionais de enfermagem do sexo feminino. Enfermeiros em hospitais, lares de idosos, profissionais de saúde e até os que trabalham em universidades usam esses uniformes.

Dentistas

Como os dentistas costumam atender em seus próprios consultórios, uniformes não são tão usados na odontologia como no caso de enfermeiros e médicos. Eles são usados ​​em cirurgia dentária, e geralmente pelos enfermeiros dentais ou higienistas. Como esses trajes são associados a profissionais da área médica, muitas vezes recepcionistas os utilizam para dar uma impressão profissional ao consultório.

Veterinários

Trajes de veterinários são os mesmos que aqueles usados ​​por médicos e enfermeiros, e são utilizados ​​pelas mesmas razões de higiene e limpeza. Eles vêm com estampas de animais e tons mais escuros como roxo, marrom e azul-marinho.

Esteticistas

Esteticistas e profissionais de salão de beleza muitas vezes usam trajes para dar à sua prática um visual limpo e higiênico. Branco e rosa-claro são comuns nessas profissões. A higiene desempenha um papel importante em um salão de beleza, mas ainda não é tão crucial como em ambientes cirúrgicos. Os uniformes são, portanto, usados ​​mais para o conforto e aparência profissional na indústria da beleza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível