×
Loading ...

Quais são os prós e contras do trabalho em equipe

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um pequeno grupo de pessoas trabalhando em equipe consegue realizar muito mais do que essas mesmas pessoas trabalhando individualmente, desde que todos saibam cooperar e se comprometam com os outros membro da equipe. O trabalho em equipe eficaz envolve maximizar as forças e a comunicação do grupo a fim de minimizar os problemas.

Equipes podem ser fortalecedoras e compactas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Pró: sinergia

Sinergia é o total que é melhor do que a soma de suas partes. Sinergia no trabalho em equipe é o resultado de trabalhar em conjunto e alcançar resultados que não seriam obtidos por um membro da equipe sozinho. Como cada indivíduo tem pontos fortes e pontos fracos, trabalhar sozinho às vezes pode ser difícil. Em uma equipe composta pelas pessoas certas, o ponto fraco de alguém é compensado pelo ponto forte de outra pessoa. O resultado é uma conclusão sinérgica de objetivos que, não só é maior do que qualquer membro da equipe sozinho, mas também é melhor do que o trabalho total dessas mesmas pessoas se estivessem trabalhando sozinhas.

Loading...

Pró: confiança

Confiança é uma vantagem de uma equipe funcional e eficaz. À medida que as pessoas vão se acostumando a trabalhar juntas, vão ficando mais confortáveis em delegar responsabilidades para os outros e deixam de querer ter o controle de tudo. Esse nível de confiança é produtivo tanto no nível pessoal quanto no profissional e resulta em relações interpessoais mais abertas e relaxadas. Quando os membros da equipe confiam uns nos outros, por exemplo, completam tarefas em tempo e fazem o que dizem que irão fazer, a produtividade aumenta e o estresse diminui no ambiente de trabalho.

Contras: conflito

Nem todas as equipes trabalham de maneira ideal o tempo todo. Como indivíduos geralmente têm ideias diferentes sobre como as tarefas devem ser realizadas, sempre existe a possibilidade de surgirem conflitos interpessoais em um trabalho em equipe. Pessoas que estão acostumadas a trabalhar por conta própria podem ter dificuldade em se ajustar às responsabilidades e restrições que implicam em ser parte de um time e podem ainda se envolver em conflitos com outros membros da equipe enquanto tentam manter o controle de suas próprias atividades. Para alguns, os benefícios do trabalho em equipe não compensam a perda da autonomia que é necessária para fazer parte de uma equipe.

Contra: passar a responsabilidade

Quando alguém trabalha sozinho, está ciente de que, se não fizer algo, a tarefa não será feita. Não existe a possibilidade de passar a responsabilidade ou esperar que alguém tome conta das coisas. Em uma equipe, indivíduos preguiçosos ou desmotivados podem não fazer sua parte, preferindo esperar que alguém pegue sua tarefa. Essa é uma desvantagem da estrutura da equipe e destaca o fato de que o sucesso do grupo é bastante dependente da personalidade e da motivação de cada membro da equipe.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...