Mais
×

Quais os répteis que comem apenas plantas?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitas espécies de répteis são onívoras, ou seja, comem tanto plantas quanto animais. Outros tipos são exclusivamente herbívoros, isto é, não comem carne. Eles sobrevivem apenas à base de materiais vegetais, frutas, folhas e algas.

A iguana marinha se alimenta de algas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Iguana verde

As iguanas podem ser encontradas em muitos climas tropicais e vêm em várias espécies diferentes. A maior parte delas se alimenta apenas de vegetais e frutas, incluindo figo, acerola e acácia-amarela. Esta dieta vegetariana dificulta a criação de iguanas em cativeiro. A maior parte da dieta de uma iguana de estimação deve consistir de folhas verdes, como couve e escarola, assim como abóbora, vagem e pimentão. Eles também podem comer frutas, como morangos, framboesas e pedaços de melão em quantidades moderadas.

Chuckwalla

O chuckwalla é encontrado nos desertos de Mojave e de Sonora, nos Estados Unidos. Uma espécie robusta, ela pode atingir 45 cm de comprimento e prefere um habitat arenoso e rochoso. Este lagarto passa as primeiras horas de todos os dias se aquecendo no sol do deserto antes de ir em busca de comida. Ele é um vegetariano estrito, comendo flores, frutas e folhas na natureza de plantas como os cactos. No cativeiro, ele come uma dieta variada de folhas verdes e raízes picadas, como cenouras.

Tartaruga terrestre

A maior parte das tartarugas terrestres é vegetariana estrita. Estes animais preferem uma combinação de folhas verdes, legumes, plantas herbáceas e pequenos frutos que crescem junto ao chão, como amoras e morangos. Tartarugas em cativeiro podem ser alimentadas com diversas frutas macias e folhas verdes, como alface e folhas de nabo. Algumas espécies também consomem pequenas quantidades de proteína animal, como insetos, mas a maior parte delas tem dificuldade em digerir alimentos não-vegetarianos.

Uromastyx

Os lagartos Uromastyx são habitantes do deserto encontrados na África, no Oriente Médio e na Ásia. Estes lagartos sobrevivem em seu habitat desértico sendo capazes de obter a maior parte da água de que precisam a partir de uma dieta primariamente vegetariana. Sua dieta no ambiente selvagem consiste nas flores, frutos e brotos de plantas do deserto. No cativeiro, ele é alimentado com folhas verdes como couve e endívia, juntamente com cenouras, feijões e brócolis. Eles também podem comer alfafa, alpiste e lentilhas, assim como um grilo de vez em quando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article