Quais são os riscos de um piercing no nariz ?

Escrito por jack forbes | Traduzido por pamella pereira
Quais são os riscos de um piercing no nariz ?
Os piercings no nariz são uma peça popular de joias modernas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os piercings no nariz tornaram-se muito estilosos para homens e mulheres ao longo da última década. Iniciada no extremo oriente como uma forma de costume cultural, o piercing no nariz evoluiu para uma prática popular no ocidente. Como uma forma de moda ou individualidade, esses piercings passaram da margem da sociedade para a corrente principal de massas. Apesar da prevalência e prática relativamente comum, existem riscos ao furar o nariz.

Risco de infecção

Sangramento em excesso é um risco potencial ao furar o nariz. A perfuração para o piercing é normalmente feito no lado da narina, uma área suscetível à hemorragia devido ao fato de a coagulação do sangue ser mais difícil na cartilagem. Se a ferida não começar a fechar logo, então o sangramento pode continuar por dias, o que aumenta a chance de infecção. Sempre que um objeto estranho é introduzido no corpo humano, a possibilidade de infecção existe, por exemplo, se uma agulha suja é usada para a perfuração. O risco de infecção cresce muito mais se a ferida continuar aberta e a cicatrização for demorada. Praticamente qualquer coisa que uma pessoa entra em contato todos os dias pode contaminar uma ferida com germes causando uma infecção dolorosa. É fundamental manter a área limpa e seca nas primeiras semanas para combater a ameaça de uma infecção.

Metais fazem a diferença

A joia em si pode ser um perigo. Dependendo do material, o piercing pode irritar a pele ao seu redor causando um doloroso buraco inflamado. Os metais mais seguros para usar evitando desconforto são ouro e aço inox. Algumas pessoas podem ter uma alergia desconhecida a algum metal assim complicando mais ainda o processo de cicatrização. Durante a cicatrização, uma área elevada de tecido cicatricial chamado de queloide pode se desenvolver. Isso aparecerá como uma bolinha no ponto do piercing e é um crescimento excessivo da pele. Pode levar meses para o queloide sumir.

Quando o piercing agarrar

Dependendo do tamanho e tipo, o piercing pode agarrar em blusas, fronhas de travesseiro e outros materiais, causando dor, sangramento, cicatrizes e desconforto no geral. Isso normalmente ocorre durante as primeiras fases do piercing antes de o usuário se acostumar com a joia. Deixar o piercing agarrar pode esticar o local do furo, assim permitindo que a joia caia.

Efeitos físicos do piercing

O apoio do piercing pode ficar embutido na pele dentro da narina, e em casos extremos, a remoção deve ser realizada por meio de um pequeno procedimento cirúrgico. Se o piercing não estiver conectado corretamente, pode então desalojar e criar um problema de respiração se o apoio for inalado ou ingerido.

Mantenha os buracos abertos

É importante fixar o piercing no lugar pois furos nas narinas fecham facilmente, especialmente nas fases iniciais. Pode levar somente uma questão de horas para o furo fechar, necessitando assim um novo piercing. Perfurar várias vezes o mesmo lugar pode resultar em um acúmulo de tecido cicatricial no nariz, o que pode tornar a respiração difícil em casos raros.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível