Quais roupas os adolescentes usavam nos anos 50?

Escrito por ann murray | Traduzido por vitoria felix
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais roupas os adolescentes usavam nos anos 50?
Nos padrões de hoje, a moda dos anos 50 era conservadora e mais definida em questões de gênero (1950s pink satin dress with hat image by DSL from Fotolia.com)

Nos anos 50, a moda era mais conservadora e mais definida nas questões de gênero do que é hoje em dia. Garotas adolescentes usavam saias e vestidos em todas as ocasiões, menos as extremamente casuais. Os meninos adolescentes tinham um pouco mais de liberdade para a casualidade, usando macacões (ou jeans) no estilo James Dean e Marlon Brando, atores populares da época. Os anos 50 marcaram a primeira década em que os adolescentes passaram a ser chamados de adolescentes, e as empresas expandiram sua publicidade para esse grupo demográfico.

Outras pessoas estão lendo

Traje típico de uma garota adolescente

As garotas nos anos 50 frequentemente usavam anáguas sob as saias com suéteres de cardigã. Era comum usar os cardigãs ao contrário, de modo que os botões não fossem visíveis na parte da frente. Elas usavam meias soquetes e sapatos de sela ou, para adolescente mais crescidas, meias e saltos baixos. Para situações casuais, as adolescentes usavam bermudas ou macacões enrolados até metade das canelas com sapatilhas, de acordo com o Head Over Heels History.

Traje típico de um garoto adolescente

A maioria dos garotos adolescentes dos anos 50 se vestia no estilo mauricinho, com suéteres de cardigã, camisas de botão e gravatas finas. O colete pulôver era um item popular. Os rebeldes, inspirados pelos ídolos de filmes, usavam macacão, camisetas e jaquetas de couro pretas. A tendência "Teddy Boy" (simbolizada pela banda Stray Cats) envolvia jaquetas únicas com caimento de veludo. Os Teddy Boys normalmente usavam o cabelo penteado para trás e longas costeletas.

Ídolos da moda

Atores de filmes de adolescentes e estrelas do rock se tornaram os ídolos adolescentes dos anos 50 e eram sua inspiração. Essas estrelas incluíam Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Pat Boone, Frankie Avalon, Annette Funicello, Marilyn Monroe, Lucille Ball e Connie Francis. Pat Boone e Frankie Avalon inspiraram o look conservador de mauricinho para os garotos, com coletes e sapatos de camurça (também usados por Elvis Presley). Lucille Ball, Annette Funicello e Connie Francis inspiraram a cintura alta, saias longas e cardigãs ao contrário, enquanto Marilyn Monroe cruzou as barreiras culturais com suas versões ousadas de clássicos conservadores.

Expectativas culturais

Os anos 50 foi uma era conservadora com muito mais expectativas na moda do que o que nós vemos nos dias de hoje. Os modelos de inspiração para garotas eram, em sua maioria, donas de casa e, para os meninos, os homens de família, com exceção dos artistas "descolados". Muito tempo e trabalho era necessário para se arrumar e ter uma aparência polida, e os estereótipos em relação ao sexo eram mais fortes e prevalentes, especialmente para as mulheres.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível