Quais são as semelhanças entre a arte do Império Romano e a arte da República Romana?

Escrito por natalie chardonnet | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as semelhanças entre a arte do Império Romano e a arte da República Romana?
O significado por trás dos retratos romanos permaneceu o mesmo nos 2 períodos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

De 509 a.C. até a morte de Júlio César em 44 a.C., Roma manteve um forma de governo conhecida como República, onde assembleias de nobres detinham o controle político e social da cidade. Com a morte de César, seu sobrinho Otaviano passou a controlar a cidade e em 27 a.C. recebeu o título de Augusto, o que efetivamente iniciou o Império Romano. A arte produzida durante estes 2 períodos combinou diferenças e similaridades. Exemplos disto podem ser vistos em museus ao redor mundo.

Outras pessoas estão lendo

O retrato

Os retratos foram utilizados ao longo da República Romana e do Império Romano como forma de propaganda e ostentação. Ao mesmo tempo, era usado para propósitos funerários, aquisições militares e por senadores, como forma de propaganda. Em Roma a ancestralidade familiar era um componente essencial para o sucesso do indivíduo portanto a existência de esculturas produzidas com membros da mesma linhagem tinha bastante importância. Retratos eram encontrados em esculturas, pinturas, mosaicos e moedas.

Pinturas

As pinturas da República e Império Romano retratavam diferentes temas e evoluíram de um período para o outro. Um tema recorrente nas paredes durante os 2 períodos foi a arquitetura. Durante a República, os artistas copiavam formas da arquitetura nas paredes com gesso. Durante o reinado de Augusto, a arquitetura pintada nas paredes era muito detalhada.

Arquitetura

A arquitetura durante a República e o Império Romano foi incrivelmente importante. Ela não tinha apenas propósitos funcionais, representava também poder e riqueza. Anfiteatros, basílicas e templos representavam o poder de Roma, as construções eram projetadas por artistas influentes que utilizaram ideias inovadoras em seus prédios. Mais tarde, durante o Império, arcos triunfais celebravam as conquistas militares e os anfiteatros aumentaram consideravelmente em tamanho e uso, tendo como exemplo mais conhecido o Coliseu. Inovações na arquitetura utilizadas pelos romanos ainda se fazem presentes na arquitetura ocidental dos dias de hoje.

Mosaicos

Mosaicos eram peças de arte comuns na Roma antiga. Feitas de pequenos pedaços de vidro ou pedra, os mosaicos foram criados durante a República e Império Romano e retratavam formas abstratas, personagens históricas e cenas mitológicas. Apenas os ricos, como homens de negócios, senadores ou patrícios tinham condições de possuir mosaicos em suas casas. Felizmente, mosaicos foram recuperados dos destroços da cidade de Pompéia, destruída por cinzas vulcânicas em 79 d.C.. Os mosaicos recuperados deram aos estudantes uma noção do custo e da energia utilizada na criação de mosaicos no mundo romano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível