Quais seres vivos ingerem ou absorvem os alimentos e não os produzem internamente?

Escrito por drew lichtenstein | Traduzido por fernando telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Quais seres vivos ingerem ou absorvem os alimentos e não os produzem internamente?
Os seres vivos são classificados em reinos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A capacidade de ingerir ou absorver alimento é relativamente comum na natureza; apenas o reino Plantae é completamente desprovido de organismos que não realizam essa ação, já que a produção de alimento é feita internamente através do processo de fotossíntese. Todos os outros organismos dependem de fontes externas de alimentos, com alguns simplesmente absorvendo-os (por exemplo, fungi e monera) e outros que desenvolveram sistemas complexos para digeri-los (por exemplo, animalia). De acordo com as classificações dos reinos feita por Lineu, há quatro reinos de animais que ingerem ou absorvem os alimentos.

Outras pessoas estão lendo

Animalia

O reino Animalia compreende organismos multicelulares que digerem seus alimentos. O sistema de digestão varia em complexidade. Por exemplo, um nemátodo tem apenas uma boca (onde o alimento é inicialmente ingerido), um intestino (para a extração de nutrientes) e ânus (para expelir produtos de resíduos). Em contrapartida, os seres humanos têm sistemas digestivos altamente evoluídos que incluem as mesmas três partes básicas que o nemátodo, mas com várias características adicionais. As fontes de alimento para os animais variam, já que alguns são carnívoros (comem apenas outros animais), alguns são herbívoros (comem apenas plantas) e outros são onívoros (o que significa que eles comem ambos).

Protista

O reino Protista é o único que inclui alguns organismos que ingerem seus alimentos. Neste reino, os organismos são unicelulares e têm seu núcleo contido em uma membrana. A ingestão de alimento é feita através de um processo chamado de "fagocitose", no qual os protistas semelhantes aos animais (conhecidos como "protozoa") envolvem seu alimento através de uma estrutura semelhante a uma boca. Todos os outros protistas absorvem os alimentos em vez de ingeri-los, como por exemplo os protistas semelhantes aos vegetais (tais como algas).

Fungi

O reino Fungi compreende os organismos multicelulares semelhantes ao reino Plantae. No entanto, a principal diferença entre fungos e plantas é que os primeiros absorvem os alimentos. Isso é tecnicamente diferente de ingeri-los, visto que a absorção envolve basicamente o posicionamento do organismo no topo da sua fonte de nutrientes alimentares a fim de obtê-los de forma direta, enquanto que, na ingestão de alimentos, há o envolvimento da boca e de um sistema para quebrar os nutrientes dentro do organismo. Os exemplos mais comuns de fungos incluem cogumelos, musgo e bolor.

Monera

No reino Monera estão presentes os organismos unicelulares que não possuem o seu núcleo contido em uma membrana. Alguns desses organismos fazem a sua alimentação através da fotossíntese (por exemplo, existem algumas algas que são classificadas como Monera), no entanto, outros absorvem os nutrientes de forma direta. A maioria das bactérias são classificadas no reino Monera e, por vezes, obtém seus nutrientes vivendo como parasitas dentro de um organismo multicelular. É por isso que muitas vezes deixam as pessoas doentes. Elas são micro-organismos que podem extrair nutrientes longe do seu hospedeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível