Quais os sintomas da doença do homem elefante?

Escrito por rena sherwood | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os sintomas da doença do homem elefante?
Neurofibromatose (NF) (Image from Wikimedia Commons.)

A doença do homem elefante é o nome popular da anomalia genética neurofibromatose (NF). De acordo com a organização Neurofibromatose, Inc., o sistema nervoso da pessoa afetada irá fazer com que o corpo produza tumores grotescos nos nervos em todo o corpo. A vítima mais famosa portadora da NF foi Joseph Merrick (1862–1890), apelidado de "O homem elefante" (filme). Porém, hoje em dia, acredita-se que ele na verdade sofria da Síndrome de Proteus. Mesmo assim, o apelido pegou.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Existem dois tipos de neurofibromatose: NF-1 e NF-2. A primeira é mais comum. A NF-2 é considerada mais grave. De acordo com o Instituto Nacional de Desordens Neurológicas e Derrames (National Institute of Neurological Disorders and Stroke - NINDS) dos EUA, embora muitos pacientes herdem o gene que leva ao crescimento de tumores, de 30% a 50% apresentam sintomas devido à mutação espontânea dos genes. Não se sabe o que provoca a mutação.

Quais os sintomas da doença do homem elefante?
A neurofibromatose é uma anomalia genética (Comstock/Comstock/Getty Images)

Idade

Os sintomas da NF não estão aparentes no momento do nascimento. Huang Chuncai ("O homem elefante da China", ver Recursos) não apresentava nenhum sintoma até a idade de 4 anos. Até essa idade, ele aparentava ser uma criança normal. Uma vez que os tumores começam a crescer, eles se desenvolvem pelo resto da vida da vítima. De acordo com o Centro de Educação Genética, em algumas vítimas de NF-2, os tumores não começam a crescer até elas terem 40 ou 50 anos de idade.

Quais os sintomas da doença do homem elefante?
Os sintomas da NF não estão aparentes no momento do nascimento (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Primeiros sintomas

O NINDS diz que às vezes os primeiros sintomas são crescimentos cutâneos anormais, mas as pessoas podem apresentar sintomas diversos, uma vez que tumores pequenos demais para serem vistos estão pressionando os nervos. Esses tumores podem provocar sintomas como o tinnitus, que é a percepção do som nos ouvidos ou cabeça, problemas de visão, problemas de equilíbrio, dormência no rosto e dores de cabeça.

Quais os sintomas da doença do homem elefante?
Os tumores pressionam os nervos, causando uma série de sintomas (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Sintomas da NF-1

De acordo com a organização Neurofibromatose, Inc., os sintomas da NF-1 incluem pelo menos seis manchas cor de café de pelo menos 1,5 cm de comprimento em adultos (0,5 cm em crianças), sardas na virilha ou axilas, dois ou mais crescimentos cutâneos anormais de tamanho grande chamados neurofibromas, um tumor ao redor ou dentro de um dos olhos ou em ambos (especialmente na íris), um crescimento ósseo ou outras deformidades no esqueleto.

Quais os sintomas da doença do homem elefante?
Deformidades ósseas são um dos sinomas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Sintomas da NF-2

Os sintomas da NF-2 variam muito de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns são os problemas de visão, como a catarata, tumores na espinha, perda de audição, problemas graves de equilíbrio, tumores cerebrais e dois ou mais tumores na pele de tamanhos variados. Às vezes, os tumores crescem tanto que podem bloquear órgãos vitais, impedindo-os de funcionar e levando o paciente à morte.

Quais os sintomas da doença do homem elefante?
Os tumores podem impedir o funcionamento de órgãos vitais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível