Quais são as tarefas de um departamento de marketing?

Escrito por ellie williams | Traduzido por diego morais
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Quais são as tarefas de um departamento de marketing?
Os profissionais de marketing são os responsáveis por sustentar a imagem da empresa (the advertising girl image by 26kot from Fotolia.com)

O departamento de marketing de uma empresa funciona como a marca da organização, coordenando e produzindo todos os materiais de representação. Sua função é alcançar novos consumidores, investidores e a comunidade como um todo, além de criar uma imagem que represente a empresa de forma positiva. Segundo fontes oficiais, os departamentos de marketing geralmente colaboram com outros setores da empresa, tais como os de publicidade, promoções, vendas, desenvolvimento de produtos e pesquisa de mercado.

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Produzir materiais promocionais

O departamento de marketing cria e projeta materiais de promoção como panfletos, catálogos, e-mails e propagandas em mídia impressa, televisão, rádio e internet. Esses materiais podem ser completamente produzidos internamente ou podem ser contratados escritores, designers, fotógrafos ou consultores de publicidade para lidar com certos aspectos. Além disso, o departamento de marketing também pode montar apresentações para conferências e/ou estandes para shows e feiras de trabalho.

Relações com a mídia

O departamento de marketing é o elo de ligação entre a empresa e a mídia, incluindo jornais, revistas, emissoras de televisão, estações de rádio, blogs e websites. Além disso, é responsável por enviar comunicados de imprensa a essas mídias para conseguir cobertura ou até mesmo que repórteres e blogueiros falem e comentem sobre a empresa. Os representantes de marketing da companhia também podem designar um responsável caso algum jornalista queira agendar uma entrevista para obter informações e elaborar uma matéria e/ou reportagem.

Realizar pesquisa de mercado

Os departamentos de marketing geralmente realizam pesquisas de mercado para avaliar o nível de satisfação dos consumidores e a efetividade das suas campanhas de publicidade e propaganda. O departamento pode enviar formulários de pesquisa, organizar grupos de foco ou solicitar feedback (opinião e/ou comentários) dos consumidores por meios eletrônicos como seus sites oficiais, blogs ou até mesmo pelas redes sociais como o Twitter e Facebook.

Supervisionar comunicação interna

O departamento de marketing também pode produzir materiais informativos para usar dentro da própria empresa, tais como boletins ou matérias sobre as políticas, mudanças e/ou programas da instituição. Além disso, pode reunir os relatórios e materiais similares para distribuir para acionistas e investidores.

Monitorar as redes sociais

Os sites de redes sociais desempenham um papel importante nas estratégias de comunicação das organizações e muitas empresas estão nomeando um ou mais membros do seu departamento de marketing para monitorar e atualizar essa mídias sociais. Na verdade, investindo apenas um hora por dia nas mídias sociais, as empresas podem engajar-se com seus consumidores, segundo um artigo do renomado pesquisador Peter Wylie. As representações de marketing de uma empresa podem buscar sites como Twitter para mencionar a organização, responder as perguntas dos clientes e/ou consumidores e constatar quaisquer preocupações ou problemas. Para manter o interesse do seu público alvo é importante que mantenham suas contas nas redes sociais atualizadas, postem notícias, ofertas especiais, etc.

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