×
Loading ...

Quais são os tipos de nervuras das asas de insetos?

Atualizado em 13 junho, 2017

Apesar de nervura apresentar diversos significados, na zoologia ela representa os padrões das veias que estão situadas nas asas dos insetos. Em adição com outras características, a nervura das asas é um princípio utilizado para categorizar os insetos em classificações científicas ou em taxonomias. Os diferentes tipos de nervuras são identificados, principalmente através do método denominado Sistema de Comstock-Needham. Esse sistema apresenta as descrições detalhadas dos padrões das nervuras. Essas, por sua vez, auxiliam na distinção das espécies de insetos.

O sistema de Comstock-Needham de identificação de nervuras foi criado no final de 1800 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Identificação básica de nervuras

A identificação básica das nervuras das asas através do sistema de Comstock-Needham inclui a rotulação das mesmas em costal, pré-costal, subcostal, radial, medial, cubital, anal e jugal. A numeração suplementar e a codificação por letras também é utilizada para destacar os detalhes adicionais das nervuras.

Loading...

Costal, pré-costal e subcostal

Costal é a nervura situada na extremidade principal das asas do inseto. Ela é marginal, forte e não-ramificada, estendendo-se até o ápice da asa. A pré-costal é a nervura que se funde com a costal e é, na maioria das vezes, irreconhecível. A subcostal é a segunda nervura longitudinal, também sendo conhecida como parte posterior subcostal. Essa nervura é fundida com a nervura radial nas asas da maioria dos membros do grupo de insetos Hemiptera.

Radial, medial e cubital

A radial é a terceira nervura que possui até cinco ramificações, geralmente envolvendo grande parte da região apical da asa. A nervura radial é a mais forte nas asas de um inseto. A medial é a quarta nervura longitudinal e possui até quatro ramificações. A cubital é a quinta e possui até três ramificações.

Nervura anal e jugal

As anais são nervuras não-ramificadas que estão situadas atrás da cubital, algumas vezes separadas pela dobra anal. A jugal representa pequenas nervuras na região jugal, sendo encontrada apenas nas asas dos insetos pertencentes ao grupo Neoptera.

Identificação dos insetos.

Quando estiver identificando um inseto pela nervura na asa, as configurações individuais das mesmas devem ser analisadas. Exemplos da análise da configuração generalizada das nervuras de uma cigarra e um gafanhoto estão apresentados abaixo.

Cigarra

As asas posteriores e anteriores de uma cigarra são membranosas, com nervuras que incluem: costal estando situada na margem da asa principal. Na asa posterior, a nervura costal se estende até o nó e se encontra próxima às nervuras subcostal e radial, as quais se fundem ao nó. As ramificações mediais formam de M1 a M4.

Gafanhoto

As asas posteriores de um gafanhoto são resistentes e opacas, enquanto suas asas traseiras são membranosas. A nervura nessa espécie ocorre de tal forma que a nervura costal não é ramificada na região marginal tato das asas posteriores quanto anteriores. Há a presença de ramificação da nervura radial em ambas as asas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...