Mais
×

Quais os tratamentos para ansiedade severa?

Atualizado em 19 julho, 2017

Os sintomas da ansiedade variam de leves, moderados a severos, e podem ser muito debilitantes. O problema pode fazer parte do quadro geral de doenças como fobia social, ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo compulsivo. Geralmente, aparece como sintoma em transtornos do humor, como depressão ou transtorno bipolar. Existem opções de tratamento que incluem terapia e medicação para gerenciar os sintomas, dependendo do diagnóstico do paciente que procura ajuda para tratar a ansiedade.

A ansiedade pode piorar se não for tratada (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Psicoterapia

Consultas regulares com um terapeuta ou conselheiro profissional podem ajudar uma pessoa com ansiedade severa a aprender diferentes maneiras de gerenciar o estresse. Técnicas de relaxamento podem ser ensinadas, além de diferentes técnicas da terapia cognitivo-comportamental, como as que buscam modificar as reações cognitivas ao estresse e à ansiedade.

Medicamentos antidepressivos

Tomar um medicamento antidepressivo é útil no tratamento da ansiedade. Os tipos de antidepressivos mais comuns usados são Inibidores de Recaptação da Serotonina, ou ISRSs. Esses remédios, como o Prozac e o Zolotof, são tomados diariamente e se tornam eficazes cerca de três semanas após começarem a ser ingeridos.

Ansiolíticos

A ansiedade pode surgir em episódios ou pode ser generalizada em relação a eventos da vida cotidiana. Se a ansiedade for episódica, benzodiazepinas podem ser eficazes em gerenciar o aparecimento agudo dos sintomas. Medicações como Xanax ou Valium têm um efeito imediato. A ingestão desses remédios precisa ser monitorada de perto por causa do potencial de abuso e vício.

Medicamentos anticonvulsivos

Medicamentos anticonvulsivos, como o Depakote ou Tegreto, são eficazes para controlar os sintomas de ansiedade que ocorrem juntamente com os transtornos bipolares. Esses remédios são tomados diariamente, se acumulam no organismo e requerem a dose adequada para serem eficazes. Exames de sangue constantes são necessários para gerenciar de maneira responsável a medicação em um nível terapêutico.

Medicamentos antipsicóticos

Sentir-se ansioso geralmente aparece como parte de outros problemas, como transtornos mentais ou do humor. Antipsicóticos como Risperdal ou Zyprexa podem ser usados sozinhos ou junto com outros medicamentos, para gerenciar a ansiedade. Os efeitos colaterais podem ser indesejados e devem ser monitorados de perto por um médico.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article