Como queimar gorduras associando exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Escrito por ryan casima | Traduzido por carol matos
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Como queimar gorduras associando exercícios aeróbicos e anaeróbicos
Faça diferentes tipos de atividade física para otimizar os seus resultados (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Perder peso pode ser um desafio, se o seu corpo está acostumado a somente um tipo de exercício físico. Muitos programas de treinamento diferentes empregam o sistema de "confusão muscular". Alternar entre diferentes tipos de atividade física para o mesmo músculo (confusão muscular) é uma ótima maneira de queimar gordura. Isso significa incorporar exercícios físicos que mobilizem tanto as fibras musculares anaeróbicas quanto as aeróbicas à sua rotina de malhação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Exercícios para fibras musculares diferentes

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    Exercícios físicos que utilizam as fibras musculares aeróbicas comumente são fáceis de se executar, mas exigem um longo período para serem efetivos. Por exemplo, correr por dez minutos produz poucos benefícios. Para conseguir algum resultado de um exercício aeróbico, é preciso praticá-lo pelo menos durante uma hora. Corra, nade, pedale ou faça transport durante uma hora para conseguir deixar as suas fibras musculares aeróbicas ativas.

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    Os exercícios que incluem atividade anaeróbica são muito mais intensos. Pense em musculação ou treinamento de explosão muscular. Esses exercícios são eficientes para queimar gordura. Na realidade, eles podem ser muito mais eficientes do que os exercícios aeróbicos (para perda de peso), se realizados adequadamente. Levante pesos ou faça algum tipo de exercício intenso, tais como nadar, correr ou pedalar com explosão muscular, para conseguir deixar as suas fibras musculares anaeróbicas ativas. Certifique-se de se exercitar o suficiente para ficar um pouquinho dolorido.

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    Mantenha os dois tipos de músculo ativos para otimizar a perda de peso. Quando ambos estão ativos, queimam gordura ao mesmo tempo. Algumas pessoas vão para a academia, correm na esteira e vão para casa. Outras somente levantam pesos e não fazem nenhum tipo de trabalho aeróbico. Aquelas que apenas exercitam os músculos aeróbicos, apresentam esses músculos constantemente ativos e queimando gordura. No entanto, seus músculos anaeróbicos estão enfraquecidos e desativados. É a mesma situação para os levantadores de peso. Quando os dois tipos de fibra estão ativos, queima-se o dobro da gordura, mesmo que não trabalhe tão intensamente quanto aqueles que só fazem esteira ou só musculação. Mas lembre-se de que não se pode ir para a academia, exercitar seus braços e depois ir para a esteira e esperar que os dois tipos de fibra fiquem ativos. As fibras musculares anaeróbicas dos seus braços estarão ativas, mas não as aeróbicas. Os músculos aeróbicos das suas pernas estarão ativos, mas não os anaeróbicos. Para uma perda de peso efetiva, tem que exercitar as fibras musculares aeróbicas e anaeróbicas dos maiores músculos do seu corpo. Faça musculação para os braços e depois vá nadar. Você pode nadar outro dia, mas imediatamente após a musculação é a abordagem mais efetiva. Você não se sentirá cansado, pois as fibras musculares aeróbicas não terão sido solicitadas. Para os abdominais, faça calmamente por volta de 100 flexões (é mais fácil do que parece). Depois adicione um pesinho, fazendo de oito a dez repetições por série. Faça os dois tipos de abdominal por três vezes. Agachamentos exercitarão os seus músculos anaeróbicos. No entanto, se usar carga, queimará mais gordura, pois solicitará as fibras musculares anaeróbicas maiores. Você deve fazer pelo menos três séries, as quais o deixarão cansado, e depois correr na esteira durante 20 minutos.

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