Estilo

Razões para estética de vestidos chineses

Escrito por caitlynn lowe | Traduzido por mariana mendonça
Razões para estética de vestidos chineses

O padrão cheongsam entrou na moda por volta dos anos quarenta

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

O vestido quintessencial, chamado "cheogsam","ch'i-p'ao," "qípáo" ou "vestido mandarim", tornou-se popular no início do século 20, mas muitas estéticas vêm de muito antes que isso. As cores, símbolos e tecidos usados para esses vestidos têm raízes na China antiga. No entanto, a disponibilidade desses elementos mudou, já que mais indivíduos ganharam acesso a tecidos e cores mais caras.

Outras pessoas estão lendo

Cores

As cores têm um simbolismo significativo na cultura chinesa. A cultura tem três cores centrais, das quais muitos vestidos fazem uso. O vermelho, a cor de sangue, representa felicidade e boa sorte, e aparece frequentemente como a cor base do vestido. O preto aparece menos no tecido, já que ele representa o sofrimento, mas pode aparecer em bordados. O branco equilibra as duas cores e simboliza pureza e honestidade, mas também pode significar morte. As cores básicas de tecidos ou bordados também podem mudar em vestidos que são feitos para indicar as diferentes estações do ano. O verde e o azul significam a primavera, o vermelho representa o verão, o branco indica o outono e o preto aparece como o inverno. Outras cores também têm significados específicos. O dourado representa força e riqueza, o rosa indica o casamento e o roxo significa riqueza também.

Símbolos

O destaques em bordado nos vestidos decorrem do simbolismo da cultura tradicional. Os motivos comuns, como pinturas chinesas, aparecem até mesmo nas roupas contemporâneas. Nos séculos passados, símbolos de poder como dragões e fênix só apareciam em vestidos da classe alta. As classes mais baixas usavam cores sólidas e padronagens simples e abstratas. Muitos vestidos chineses na sociedade contemporânea ainda usam padrões geométricos, mas símbolos extravagantes aparecem mais frequentemente do que antes. Os dragões representam força, poder e boa sorte. O "Fenghuang", ou a fênix, simboliza a virtude e a graça. Leões têm conotações místicas e servem como guardiões. Os tigres, por sua vez, significam um desejo por concretizar realizações e o equilíbrio entre beleza e ferocidade.

Tecidos

Muitas costureiras do design "cheongsam" usam materiais lisos, com uma quantidade considerável de brilho, como a seda, o brocado de seda ou o cetim. Originalmente, no entanto, o tecido usado nos vestidos chineses dependia enormemente do status social do indivíduos que os vestiam. Somente as classes mais altas da sociedade, incluindo oficiais do governo, tinham vestidos feitos de seda. As classes mais baixas podiam usar somente roupas feitas de algodão de baixa qualidade. No entanto, no começo do século 20, os limites do uso da seda foram afrouxados. A partir daí, uma maior gama de indivíduos de múltiplas classes passaram a poder optar por vestidos de seda ou algodão.

Formatos

O formato do cheongsam chinês tradicional pretende enaltecer a silhueta magra e pequena da mulher chinesa comum. No começo, muitos vestidos tinham uma aparência solta e largada, já que mostrar o formato do corpo da mulher evocava um certo nível de impropriedade. Porém, isso mudou a partir no século 20. Mais ou menos quando a tradição de amarrar os pés saiu de moda e a sociedade chinesa começou a se interessar por práticas ocidentais, os vestidos chineses tornaram-se mais justos. Nos anos quarenta, o cheongsam apareceu na altura do tornozelo e de modelagem justa. Esses vestidos com gola alta têm pequenas mangas -- ou até mesmo nenhuma -- e alguns podem ter uma fenda da parte debaixo até a altura do joelho.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media