Receitas de polímeros do bórax

Escrito por stephanie crumley hill | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas de polímeros do bórax
O bórax é usado em muitas receitas para criar polímeros e fluidos não newtonianos em aulas de educação científica

O bórax é usado em muitas receitas para criar polímeros e fluidos não newtonianos em aulas de educação científica. Ele é facilmente disponível, barato e seguro, desde que certos procedimentos de segurança sejam seguidos. A maioria das receitas consiste em uma combinação de bórax, cola branca, água, corante ou de amido de lavanderia líquido.

Outras pessoas estão lendo

Fazendo um polímero

É possível utilizar o bórax para criar um polímero reticulado. Dissolva três colheres de sopa de bórax em 4,5 L de água morna. Não se preocupe se um pouco da substância não se dissolver na água. Despeje aproximadamente 1/3 da solução de bórax em uma tigela grande ou panela. Lentamente, chuvisque 30 ou 50 ml de cola branca escolar na solução de bórax. Misture a solução de cola e bórax vigorosamente com as mãos, mantendo sempre o polímero formado submerso. Depois de cerca de 1 minuto, retire a nova massa de polímero da solução e amasse-a para ver se toda a cola mudou. Se não, coloque-o de volta dentro da solução e amasse-o um pouco mais. Depois que o novo polímero formado estiver pronto, retire-o da solução e o seque. Seque bem as mãos e, em seguida, você pode brincar com sua nova bolinha de borracha de polímero sintético. Guarde a sua nova criação em um saco plástico com fecho de correr quando não estiver em uso. Essa receita fará o suficiente para várias crianças usarem.

Variações

Se você quiser fazer uma bolinha de borracha colorida, misture corante alimentício na cola primeiro. Alterar a quantidade de bórax na água produzirá um polímero mais ou menos líquido; coloque menos da substância e o polímero resultante será mais líquido. Tente misturar uma colher de sopa de cola branca, duas colheres de sopa de de bórax e três colheres de sopa de água para produzir um polímero elástico, adicione mais bórax se a mistura estiver muito pegajosa. Comece com uma mistura de metade água e metade cola e adicione o bórax para a consistência desejada. Tente substituir 4% da água dessa receita com álcool polivinílico, disponível através de lojas de fornecimento de produtos químicos. As crianças mais velhas podem desenvolver experimentos científicos usando essas receitas diferentes e observando como as alterações no teor de bórax afetam o polímero resultante.

Receitas de polímeros do bórax
As crianças mais velhas podem desenvolver experimentos científicos usando essas receitas diferentes e observando como as alterações no teor de bórax afetam o polímero resultante

Questões de segurança

O bórax nunca deve ser ingerido, nem qualquer um dos produtos derivados dele. Lave sempre as mãos após o manuseio do bórax ou qualquer um dos produtos resultantes. As crianças pequenas devem ser supervisionadas durante esses e todos os experimentos. Quando for hora de descartar as misturas de polímeros, coloque-as no lixo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível