×
Loading ...

Como reconhecer o Transtorno Dissociativo de Identidade

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Filmes como "As Duas Faces de um Crime" e "Clube da Luta" trouxeram o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) à tona várias vezes ao longo dos anos. Enquanto esses filmes foram feitos para fins de entretenimento, a personalidade múltipla é uma realidade com a qual pessoas lidam diariamente. A maioria das pessoas nunca conheceram alguém com TDI; e caso tenham conhecido, talvez nunca saibam disso. Saber identificar os sintomas de TDI pode fazer toda a diferença, enquanto auxilia a si mesmo ou a um conhecido que sofra deste mal.

Instruções

Transtorno Dissociativo de Identidade
  1. Preste muita atenção para ver se a pessoa tem personalidades múltiplas. A média de personalidades em pacientes com TDI é dez, embora possa haver poucas (duas) ou muitas (até mesmo cem).

    Loading...
  2. Procure por comportamentos divergentes. Muito frequentemente, as outras personalidades se comportarão de modo diferente e talvez até mostrem diferenças físicas.

  3. Pergunte se a pessoa teve períodos de amnésia ou lapsos de tempo. É possível que uma personalidade não tenha ideia do que a outra está fazendo. Portanto, pode parecer para uma das personalidades, que o indivíduo simplesmente apagou. Isto pode ficar cada vez mais evidente à medida que a pessoa se esquece de ter ido à lugares ou conhecido pessoas.

  4. Pergunte à pessoa se está sofrendo de pensamentos depressivos ou suicidas. Estes pensamentos frequentemente andam lado a lado com o TDI. A automutilação (cortar-se ou queimar-se, por exemplo) também é algo comum entre entre os pacientes com TDI.

  5. Fique atento a alucinações auditivas. Os médicos, algumas vezes, acabam diagnosticando erroneamente os pacientes de TDI como psicóticos, já que o diálogo entre as personalidades pode parecer com este tipo de alucinação. Atenção, também, para alucinações visuais, que podem ocorrer devido às personalidades diferentes tentando comunicar algo entre si.

  6. Pergunte se a pessoa passou por problemas na infância ou era incapaz de manter o foco na escola. Frequentemente, estes são sinais de um problema maior, que acabou causando o TDI.

  7. Veja se há piscadas rápidas, mudanças na voz ou na conduta, alteração facial ou uma interrupção repentina na cadeia de pensamento da pessoa. Esses comportamentos ocorrem frequentemente durante a troca de uma personalidade para a outra.

  8. Lembre-se que os quatro sintomas a seguir devem ser identificados antes que um diagnóstico de TDI possa ser feito:

    1 - A presença de duas ou mais identidades ou estados de personalidade distintos, cada qual com seu próprio padrão relativo de duração de percepção, relacionando e pensando a respeito do ambiente e de si mesmo;

    2 - Pelo menos duas dessas identidades ou estados tomam controle recorrentemente sobre o comportamento da pessoa;

    3 - Incapacidade de lembrar informações pessoais importantes, que são frequentes demais para serem atribuídas a um esquecimento comum;

    4 - O distúrbio não é devido aos efeitos psicológicos diretos de uma condição médica geral ou substancial. Em crianças, os sintomas não são atribuíveis à amigos imaginários ou outras brincadeiras fantasiosas.

Loading...

Dicas

  • É importante obter auxílio de um profissional de saúde mental o mais rápido possível, se você acredita que algum conhecido ou até você mesmo tenha TDI. É um problema sério, mas pode ser tratado com a ajuda correta.

Aviso

  • Seja cuidadoso perto de certas personalidades. Frequentemente, são personas muito diferentes. Muitas pessoas têm que conduzir vidas pessoais caóticas, devido aos muitos sintomas e consequências de ter esta doença.
Loading ...
Loading ...