×
Loading ...

Como rejeitar alguém de maneira educada

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora os profissionais deem muita atenção a como agir em um encontro, não há tanto foco no outro lado dos relacionamentos: rejeitar alguém. Para qualquer pessoa que tenha consideração pelos sentimentos de outra, pode ser desconfortável rejeitar cruelmente alguém que está procurando pela sua companhia. Como há uma linha tênue entre ser rude e ser firme ao rejeitar um encontro com alguém, um pouco de sensibilidade torna o processo mais fácil.

Instruções

Não é preciso ser rude ao rejeitar alguém (Fuse/Fuse/Getty Images)
  1. Agradeça a pessoa por seu tempo. Uma das melhores maneiras de começar uma frase ao rejeitar alguém é respondê-lo começando com "Obrigado, mas acho que não devíamos continuar nos vendo". Ou diga algo como "Eu agradeço a oferta, mas acho que não combinamos". Informar que você está lisonjeado ajuda a pessoa a manter a autoestima intacta.

    Loading...
    Tenha consideração pela pessoa ao rejeitá-la (John Howard/Digital Vision/Getty Images)
  2. Aponte os pontos positivos primeiro. Quando você já saiu com alguém em um encontro ou passa muito tempo com essa pessoa, dizer que gostou de alguns aspectos de seu tempo juntos ajudará a suavizar o golpe ao rejeitá-la. Por exemplo, dizer que você se divertiu com alguém mas está procurando por algo diferente, pode ser uma maneira positiva de rejeitá-lo facilmente.

    Aponte as coisas positivas primeiro (Catherine Yeulet/iStock/Getty Images)
  3. Apareça pessoalmente. Evite rejeitar alguém através de um amigo ou de maneira que o deixe sofrendo. Preferivelmente, uma rejeição deve acontecer pessoalmente ou pelo telefone. Postar no perfil público da pessoa em redes sociais ou tentar intencionalmente constrangê-la pode ter várias implicações negativas. Rejeitar alguém pessoalmente proporciona uma decisão mais séria e também demonstra confiança ao dizer "não" diretamente a ele.

    A rejeição deve ocorrer pessoalmente, não através de um amigo (Purestock/Purestock/Getty Images)
  4. Diga o máximo possível da verdade sem dar detalhes específicos. Dizer que você está procurando por um relacionamento mais sério, alguém mais centrado ou até mesmo uma pessoa que mora sozinha pode ser prejudicial à sua causa. A falsa esperança pode surgir, às vezes, quando se dá detalhes específicos ao rejeitar alguém. Isso pode fazer com que ele volte quando sentir que alcançou aquilo por que você está procurando. Tente falar a verdade, mas permaneça vago para que a pessoa tenha um motivo para seguir em frente.

    Diga o máximo da verdade que você puder (Image Source White/Image Source/Getty Images)
  5. Demonstre um pouco de empatia. Sem parecer que está muito chateado, deixar que a pessoa rejeitada perceba que você entende que ninguém gosta de uma rejeição pode demonstrar simpatia. Demonstrar que você não deseja nenhum mal à pessoa também pode ajudar nesses momentos.

    Demonstre simpatia (aaron_belford/iStock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Tomar algum tempo para garantir que a pessoa que você está rejeitando entendeu o que foi dito pode ajudar sua mensagem a penetrar rapidamente. Dizer "Eu só não sinto a química entre nós, sabe?" também pode lhes dar uma maneira de concordar com a situação sem maiores problemas.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...