Como relaxar o pescoço e os ombros com fibromialgia

Escrito por michele vrouvas | Traduzido por caroline zemuner
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Como relaxar o pescoço e os ombros com fibromialgia
O portador da fibromialgia deve realizar exercícios de alongamento e relaxamento diários para aliviar a dor da tensão muscular (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Se você foi diagnosticado com a doença relacionada ao estresse conhecida como fibromialgia, a tendência é sentir dor e rigidez no pescoço e nos ombros, principalmente depois de acordar. Os massagistas que tratam os pacientes com esse problema gastam uma boa parte do tempo tentando relaxar os pontos sensíveis ao redor do pescoço e dos ombros. Eles fazem isso elaborando um regime de exercícios domiciliares que visa remover a tensão nessas áreas, sendo que a maioria deles demora menos de 30 minutos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Faça alterações em sua rotina diária, no trabalho ou em casa. Se for passar longas horas sentado na frente de um computador ou em pé em um posto de trabalho, obrigue-se a fazer uma pausa de 10 a 15 minutos a cada poucas horas. Isso dá a oportunidade para que seus músculos do pescoço relaxem. É ainda mais útil fazer isso com uma caminhada rápida, o que melhora a circulação.

  2. 2

    Concentre-se em alongar o pescoço quando estiver sentado ou em pé. O seu objetivo consiste em esticar a coluna cervical (as sete vértebras na base do crânio), de modo que se torne mais flexível, o que ajuda a aliviar a dor da tensão em torno do pescoço e dos ombros.

  3. 3

    Realize exercícios para alongar o pescoço. Mova-o para cima o máximo que conseguir, relaxando o rosto e os músculos da mandíbula. Permaneça nessa posição por alguns segundos.

  4. 4

    Trabalhe os músculos da cabeça inclinando-a lentamente para cada lado até sentir um estiramento. Não deixe que os ombros se movam, permita que sua cabeça e pescoço façam todo o trabalho. Mantenha essa posição por cerca de cinco segundos.

  5. 5

    Mova a cabeça para a frente até sentir um alongamento na parte de trás do pescoço. Mantenha-a nessa posição por três a cinco segundos, e em seguida, mova-a para trás o máximo que puder. Novamente, segure a posição por três a cinco segundos.

  6. 6

    Role a cabeça lentamente em um círculo completo. Faça isso duas vezes em uma direção e depois mais duas na outra.

  7. 7

    Solte os ombros, levantando-os e mantendo a posição por cinco segundos. Em seguida, leve-os para trás, segurando por cinco segundos. Baixe-os para a sua posição normal e repita o exercício 10 vezes.

  8. 8

    Levante o ombro direito o mais alto que puder, deixando que o esquerdo se afunde em uma posição relaxada. Mantenha a posição por 10 segundos e depois repita com o esquerdo.

Dicas & Advertências

  • Os massagistas advertem os pacientes com fibromialgia a não fazer movimentos bruscos, que podem danificar o pescoço e os ombros.
  • Ao executar cada um desses exercícios de relaxamento, tenha a certeza de estar sentado com postura reta ou em pé com as costas em uma posição relaxada, mas também ereta.
  • Converse com o médico antes de realizar essas ou quaisquer outras técnicas de relaxamento muscular.

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