Remédios para dor de estômago em crianças

Escrito por christa miller | Traduzido por fatima mesquita
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para dor de estômago em crianças
As dores de estômago podem ter causas variadas em crianças (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A dor de estômago de pequena proporção em crianças costuma desaparecer por conta própria, mas é importante saber a causa do problema para poder oferecer o melhor alívio possível. Também é importante descartar problemas mais complexos ligados ao estresse ou à indigestão.

Outras pessoas estão lendo

Remédios para a dor de barriga

Muitas vezes, a dor de barriga é causada por uma gastroenterite. Após as infecções respiratórias, a gastroenterite é a segunda maior causa de doença nos Estados Unidos. Se o seu filho está com febre, vomitando e/ou com diarreia e dor de estômago, é bem provável que seja uma gastroenterite. Saiba que nem sempre esse é um caso tratável com antibiótico, porém você pode ajudá-lo a evitar a desidratação, fazendo-o ingerir bastante líquido. Só não deixe de levá-lo a um pediatra se você, em algum momento, achar que os sintomas estão piorando.

Contra a constipação

Às vezes a dor de estômago tem a ver com constipação, o que equivale a apenas uma evacuação pequena a cada dois ou três dias. Em crianças, esse problema muitas vezes está relacionado a estresse, desidratação ou adição de novos itens à dieta. Para ajudar a melhorar a frequência da evacuação do seu filho, garanta que ele faça sempre exercícios e brinque de modo bem ativo. Também é importante ingerir bastante líquido e comer alimentos que produzam fezes menos compactas, como ervilhas, ameixas e damasco. Garanta ainda que a criança fique todo dia por pelo menos 10 minutos no banheiro, para assim criar um hábito.

Reações a certos alimentos

Pode ser que o seu filho sofra para digerir certos alimentos e que isso esteja causando dores de estômago com frequência. Esse é o caso, por exemplo, de quem não consegue digerir a lactose do leite. Os sintomas para esse problema incluem diarreia, cólicas estomacais, gases e a sensação de barriga estufada. Alguns médicos recomendam a retirada total de qualquer tipo de laticínio da dieta da criança por alguns dias, com a reintrodução mais tarde para avaliar o impacto sobre os sintomas. Outros itens que podem causar efeitos semelhantes são os alimentos apimentados, as frituras e outras comidas gordurosas, além de comida que já não está boa para consumo. Fique de olho no que a criança tem comido para verificar possíveis fontes causadoras quando ela reclamar de dores no estômago.

Contra o estresse

Crianças estressadas podem sentir dores de estômago que estão relacionadas ao sistema nervoso. Um adulto emocionalmente ligado a ela pode ajudar a resolver o problema, sentando para conversar sobre qualquer situação estressante que possa ser a causa do sintoma. A conversa pode ser sobre problemas na escola, com amigos ou qualquer outro assunto evidentemente difícil para a criança, como a morte de um animal de estimação. Com conversa, abraços, beijos e carinho, é possível confortar a criança e resolver a dor.

Sintomas de apendicite

A apendicite é a inflamação e infecção do apêndice, um pequeno órgão do nosso corpo que fica próximo ao começo do intestino grosso. Quando o apêndice está infeccionado, ele precisa ser removido para prevenir que exploda e/ou espalhe a infecção para o restante do abdômen. Sintomas comuns do problema incluem:

Dor abdominal (claramente na parte mais abaixo e à direita do abdômen) Febre Vômito Abdômen distendido e sensível ao toque

Fale imediatamente com o pediatra da criança sobre a necessidade de ir para o hospital. Não dê enemas nem laxativos, porque eles podem causar a ruptura do apêndice.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível