Quem é Renan Calheiros

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem é Renan Calheiros
Renan Calheiros, senador com 3 mandatos em Brasília (Acervo Globo / Getty Images)

Político filiado pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de Alagoas, ocupando atualmente seu terceiro mandato no Senado Federal, Renan Calheiros é um homem polêmico. Com mais de 35 anos de vida pública, Renan sempre procurou estar do lado do governo, seja ele de qual partido fosse. Foi assim durante a gestão de Fernando Collor, em que Calheiros era uma de suas principais vozes na Câmara dos Deputados, e também durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, quando ocupou o cargo de Ministro da Justiça. Quando o PT chegou à presidência em 2002 com a eleição de Lula, Renan Calheiros também se aliou aos governistas, quando seu partido, o PMDB, anunciou apoio.

Outras pessoas estão lendo

Início de carreira

Renan Calheiros nasceu no dia 16 de setembro de 1955, na pequena cidade de Murici, no Estado de Alagoas. Começou a mostrar aptidão para a vida pública na faculdade, quando foi eleito para presidir o centro acadêmico da área de ciências humanas e sociais da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), no início da década de 70. Sua primeira eleição ocorreu em 1978, quando foi eleito deputado estadual pelo MDB. Quatro anos mais tarde ele conseguiu ir para Brasília, quando foi escolhido pela população como um dos representantes de Alagoas na Câmara dos Deputados.

Quem é Renan Calheiros
Alagoas, terra natal de Renan Calheiros (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Governo Collor

Antes um de seus principais adversários políticos em Alagoas no início dos anos 80, Fernando Collor teve Renan Calheiros como um dos seus principais aliados durante seu governo. Na época filiado ao partido de Collor, o PRN (Partido da Reconstrução Nacional), Renan se tornou líder do governo na Câmara dos Deputados, atuando fortemente na divulgação dos planos e medidas de Collor. Porém, Calheiros terminou com a aliança após a eleição para o governo de Alagoas, quando Collor não esteve ao seu lado. Renan então se desfiliou do PRN e terminou seu mandato como deputado federal.

Quem é Renan Calheiros
Calheiros sempre se aliou aos presidentes (Comstock/Comstock/Getty Images)

Senado e denúncias de corrupção

Nas eleições de 1994 Renan Calheiros foi eleito pela primeira vez para ocupar uma das vagas do estado de Alagoas no Senado Federal. Atuou como aliado do governo Fernando Henrique Cardoso, ajudando-o na governabilidade e na aplicação das medidas de desenvolvimento. Afastou-se durante um ano para ocupar o cargo de Ministro da Justiça, convidado pelo próprio presidente em 1998. Em seu segundo mandato no Senado, iniciado em 2002, Renan teve o mesmo papel de aliado do governo. Assumiu a presidência da casa em 2005, ocupando o cargo por dois anos até sua renúncia por acusações de corrupção. Calheiros era acusado de tráfico de influências, de ter sua amante Mônica Veloso recebendo dinheiro de lobistas, além de desviar o dinheiro público dos ministérios ocupados pelos seu partido, o PMDB. Ao renunciar à presidência do Senado, Renan evitava ter seu mandato cassado, em uma manobra política para não perder seu poder.

Quem é Renan Calheiros
Renan Calheiros foi eleito por três vezes consecutivas para o cargo de senador (Getty images)

Presidência do Senado e pressão popular

Mesmo com todo o escândlo de sua renúncia da presidência do Senado em 2007, Renan Calheiros conseguiu se reeleger para o cargo graças aos votos recebidos pelos eleitores alagoanos. Em 2013 ele voltou à presidência da casa, quando ganhou a eleição interna contra o senador Pedro Taques do PDT (Partido Democrático Trabalhista). A aliança do seu partido, o PMDB, com o PT, foi responsável pela sua volta ao poder, o que gerou na população uma grande sensação de impunidade, já que Calheiros havia sido personagem de um dos maiores escândalos de corrupção do Congresso Nacional. Em julho de 2013, quando protestos populares eclodiram em várias cidades do Brasil, o nome de Renan Calheiros era sempre lembrado. Manifestantes pediam mais moralidade na política e a renúncia de Renan do cargo. Uma petição popular conseguiu reunir mais de 1 milhão e 600 mil assinaturas pedindo seu afastamento da política.

Quem é Renan Calheiros
Manifestantes pediam afastamento de Renan Calheiros (Getty images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível