Mais
×

Como replantar uma dracena

Dracenas, também conhecidas como dragoeiros, podem crescer tanto no exterior quanto no interior das casas, em recipientes. Como as dracenas crescem bem com pouca luz, elas são ideais como plantas caseiras e podem ser plantadas nas áreas sombreadas do jardim, onde plantas que necessitam de muita luz não conseguem se desenvolver. Uma dracena cresce entre 50 centímetros até 2 metros, dependendo das condições e do tamanho do vaso em que estiver plantada. Se quiser remover a árvore ou dar a ela mais espaço para crescer, você pode replantar a dracena.

Instruções

Dracenas não precisam de muita luz (dragoeiro image by João Freitas from Fotolia.com)

    Dracenas de Jardim

  1. Desenterre as raízes para remover a dracena se ela estiver plantada no solo e não em um vaso. Remova o solo acima das raízes com uma pá, cavando até as pontas das raízes. Incline ou levante a árvore do solo para que suas raízes sejam liberadas.

    As dracenas também crescem bem no jardim (gardening image by Horticulture from Fotolia.com)
  2. Puxe as raízes que estão abaixo da árvore. Molhe as raízes com uma mangueira e molhe algumas toalhas que cubram todas as raízes. Agora embrulhe as raízes da dracena com as toalhas e coloque um saco plástico, como um saco de lixo, em volta das raízes embrulhadas com as toalhas, prendendo o saco no entorno da base da árvore.

  3. Transplante a dracena para um novo local de plantio enquanto as raízes ainda estão protegidas. Cave uma cova que tenha aproximadamente o mesmo tamanho do buraco de onde removeu sua dracena, remova o saco e as toalhas, coloque a árvore no local e espalhe as raízes no fundo da cova.

    O transplante da árvore (plantas image by valen from Fotolia.com)
  4. Cubra as raízes da dracena com terra. Aperte a terra contra o fundo da árvore e regue o solo de 5 a 10 minutos para assegurar que água conseguirá chegar até as raízes.

    Dracenas dentro de casa

  1. Leve a dracena de dentro de casa para o lado de fora dentro do vaso, juntamente com o novo vaso para o qual deseja transplantar a dracena e um saco de terra. Se você quer replantar a árvore no pátio, deck ou terraço, espalhe um pouco de jornal na área de trabalho para limitar a área que terá que limpar depois do transplante.

    Você pode transplantar no deck ou terraço (deck image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  2. Encha o novo vaso em que deseja plantar a dracena com terra fresca. Deixe de 8 a 10 centímetros de espaço livre na parte de cima do vaso.

  3. Incline o vaso que contém a dracena para um lado e deslize uma espátula por toda a lateral do vaso para soltar a terra. Agarre com firmeza a dracena na base do tronco e retire-a do vaso. Geralmente a terra e raízes saem de uma vez só.

    As dracenas crescem bem na sombra (Jardins de Majorelle image by Moon from Fotolia.com)
  4. Esfregue as mãos nas raízes da dracena para retirar o máximo de terra velha possível. Se você encontrar insetos nas raízes, retire-os. Lave as raízes da dracena para remover o restante da terra, mas não tem importância se um pouco de terra ficar presa às raízes.

    A beleza de um jardim (giardino con vaso image by Andrea Todeschini from Fotolia.com)
  5. Faça um buraco para acomodar a dracena no centro da terra que você adicionou ao novo vaso e coloque suas raízes dentro do buraco. Pressione a terra sobre as raízes da dracena e firme-a contra o tronco da árvore. Regue a terra até que fique úmida.

Dicas

  • Quando replantar uma dracena no lado de fora, talvez seja necessário prender a árvore ao solo utilizando estacas em volta da árvore, conectando o tronco a elas com um arame. Fazendo isto você não permitirá que a árvore tombe antes das raízes se estabelecerem no novo local.

O que você precisa

  • Mangueira de jardim
  • Toalhas
  • Saco plástico
  • Barbante
  • Vaso
  • Mistura para plantar em vasos
  • Papel de jornal
  • Espátula
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article