Mais
×

Répteis ancestrais dos lagartos, cobras e crocodilos

Atualizado em 17 abril, 2017

Répteis vem da classe científica “Reptilia”, a qual possui aproximadamente seis mil espécies de répteis vertebrados de sangue frio. No mundo moderno, os répteis que vemos estão divididos em quatro grupos: crocodilianos (jacarés e crocodilos), tartarugas, tuataras e lagartos/cobras. Todos fazem parte dessa linha genética que perdura há mais de 300 milhões de anos, substituindo seus ancestrais originais.

Os ancestrais dos répteis possuíam quase dez vezes o tamanho do atual maior réptil (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Labirintodonte

Os ancestrais dos atuais anfíbios (classe Amphibia) fazem parte do grupo Labirintodonte, composto pelos maiores anfíbios já existentes, e diretamente ligado à evolução dos répteis, fazendo dos atuais répteis anfíbios (crocodilos, tartarugas e cobras aquáticas) descendentes vivos dos labirintodontes. Labirintodontes viveram exclusivamente durante os períodos Triássicos e Paleozóicos, fazendo deles uns dos ancestrais mais antigos dos répteis.

Cotilossauros

Conforme os répteis começavam a gradualmente sair da água, deixando de nela serem centrados, um grupo distinto conhecido como Cotilossauros separou-se dos Anfíbios. Cotilossauros eram fisicamente similares aos lagartos atuais e tinham dentes parecidos com seus primos aquáticos labirintinos. Cotilossauros são considerados os mais antigos ancestrais para todos os répteis terrestres, como jabutis, cobras de terra e lagartos.

Synapsida, Anapsida e Disapsida

Ramificando-se dos cotilossauros terrestres, fósseis de sunapsidas mostram ligações com eles como os ancestrais dos “répteis similares a mamíferos": pelicossauros e dimetrodons. Anapsides ramificaram-se para formar uma grande variedade de répteis terrestres como pareiassauros, mileretides e procolofonóides (jabutis atuais). Todos os outros répteis terrestres modernos, como cobras e lagartos, vêm do grupo diapsida.

Classificação moderna

Após milhões e milhões de anos de gerações reptilianas, quatro modernas categorias surgiram. Surgindo do grupo arcossauro Pseudosuchia, crocodilos modernos- jacarés, crocodilos e camiens, pertencem à ordem Crocodilia. Descendentes dos anapsidas, tartarugas e jabutis, são membros da ordem Chelonia. Tuataras são classificados na ordem Sphenodonta e lagartos/cobras são membros da moderna ordem Squamata, fazendo de ambos descendentes dos lepidossauros.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article