Como resolver a escassez da economia

Escrito por tasos vossos | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como resolver a escassez da economia
A escassez de bens pode ocorrer por várias razões (we are out of coffee image by Georgios Alexandris from Fotolia.com)

A escassez é uma situação econômica crítica em que a demanda por um produto excede a oferta, por exemplo, quando postos de gasolina ficam sem combustível ou, ainda mais importante, quando as prateleiras dos supermercados estão vazias. Isso ocorre quando as fontes diretas disponíveis já não são capazes de satisfazer a demanda dos consumidores. Vários fatores econômicos, naturais, políticos e até mesmo comportamentais contribuem para este problema, e a solução para a estabilidade do mercado não é tão simples e imediatamente eficaz.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Descubra o motivo do problema. A escassez pode ocorrer quando o sistema de mercado obsoleto impede a rápida reposição dos estoques das lojas; quando desastres naturais afetam a produção agrícola; quando as importações não são mais possíveis, devido às políticas econômicas e públicas; ou quando os consumidores, de forma inesperada, compram grandes quantidades de produtos específicos.

  2. 2

    Modernize o sistema de distribuição. Aldeias, pequenas cidades e ilhas são as vítimas mais frequentes da escassez, pois não possuem estradas apropriadas para o tráfego de grandes caminhões transportadores de mercadorias, nem portos para os navios cargueiros atracarem.

  3. 3

    Ajuste os preços para que eles correspondam às novas condições da sociedade. Na China, por exemplo, os preços dos bens de consumo estão extremamente baixos. Mas, com o surgimento de uma enorme classe média, após o boom econômico do país, é preciso haver um aumento nos preços para desencorajar os gastos desnecessários, caso contrário, os recurso se tornarão cada vez mais escassos.

  4. 4

    Aumente as importações quando o abastecimento interno não for suficiente. Por exemplo, a produção de chá no Reino Unido não pode satisfazer a demanda dos cidadãos. Nesse caso, é necessário importar chá da Índia e da China. Tente resolver as questões políticas que impedem as economias estrangeiras de fazer negócio com seu país. Foi o que aconteceu na crise do petróleo de 1973, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEC) e outros países produtores de petróleo estabeleceram embargos sobre a negociação de petróleo para os Estados Unidos, por causa de seu apoio a Israel durante a Guerra do Yom Kippur .

  5. 5

    Restrinja a demanda com um racionamento artificial. Racionamento é o sistema de uso de cupons, fichas ou outros substitutos do dinheiro, para comprar produtos específicos. Os governos distribuem esses cupons de acordo com as necessidades de cada cidadão e de sua família. Essa deve ser uma medida de emergência temporária, tomada apenas quando a oferta não conseguir satisfazer a demanda e nenhuma solução eficaz estiver imediatamente disponível. Vários países racionaram alimentos e outros produtos durante e após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos imprimiram selos de racionamento durante a crise do petróleo, mas nunca chegou a usá-los.

Dicas & Advertências

  • Um fato comum em todas as causas de escassez é a demanda dos consumidores. Ela pode atingir níveis extremos devido a futilidades, como a compra de um segundo ou terceiro carro para a família, o que consequentemente gera mais consumo de combustível. Levantar a questão do comportamento irracional do mercado pode minimizar o risco de escassez no futuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível