Mais
×

Como reverter o encolhimento cerebral devido ao Mal de Alzheimer

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Mal de Alzheimer é uma doença progressiva e degenerativa que frequentemente resulta em demência, um termo amplo para os sintomas relacionados ao declínio da habilidade cognitiva. Fisicamente, a doença de Alzheimer faz as células cerebrais encolherem ou desaparecerem. Essas células são substituídas por placas e manchas densas no cérebro. Estudos recentes revelaram que há maneiras de reverter o encolhimento cerebral causado pelo Mal de Alzheimer.

Instruções

Reverta o encolhimento cerebral do Mal de Alzheimer
  1. Faça alguma forma de exercício aeróbico todo dia. Esses exercícios neutralizam o encolhimento cerebral expandindo o hipocampo, uma parte do cérebro que possui um papel importante na memória de curto prazo e relações espaciais. Na doença de Alzheimer, o hipocampo é a primeira região cerebral a sofrer encolhimento. Exercícios também impulsionam a produção de proteínas que estimulam o crescimento de novas células cerebrais.

  2. Exercite o cérebro. Aprenda novas habilidades, complete palavras-cruzadas e participe de atividades que façam pensar. Ao desafiar o cérebro, você estimula a produção de novos dendritos, o que dignifica mais pontos de contato no cérebro e um melhor funcionamento cerebral.

  3. Permaneça ativo socialmente. Estudos comprovaram que os idosos que interagem com outras pessoas, fora do convívio familiar, possuem menos placas nos cérebros do que os que são menos sociáveis.

  4. Pratique o controle do estresse. Participe de aulas de ioga ou outras formas de relaxamento para reduzir a quantidade de placas no cérebro e reverter o encolhimento cerebral associado com o Mal de Alzheimer.

Aviso

  • Peça para seu médico avaliar seus medicamentos se estiver sofrendo essa doença. Muitos medicamentos prescritos para doenças que costumam afetar idosos contêm glicocorticoides. Estudos revelaram que esses hormônios podem ocasionar a aceleração do encolhimento cerebral em pacientes com Alzheimer.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article