Como as rochas sedimentares químicas se formam?

Escrito por s.f. heron | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como as rochas sedimentares químicas se formam?
Rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos (Jon Sullivan)

Outras pessoas estão lendo

A superfície da Terra

As rochas sedimentares químicas se formam na superfície da Terra. Rochas sedimentares são aquelas que foram posicionadas em camadas ou leitos devido ao intemperismo e erosão. Com o tempo, estas camadas são comprimidas e cimentadas juntas. Acrescente mais tempo ao processo e estas rochas se quebrarão em pedaços menores. Elas se diferem de outras rochas sedimentares porque são decompostas na superfície da Terra. Os processos químicos afetam e controlam a formação destas camadas rochosas.

A água transporta minerais

As rochas são formadas por minerais. A água, na forma de rios, córregos e chuva, atravessa camadas existentes de rocha e faz com que os minerais nelas se dissolvam. A água quebra a rocha original com uma reação química que faz com que os minerais se dissolvam numa solução que é prontamente transportada pela água. Os minerais, então, são carregados com ela. Conforme afirmado no passo anterior, isto geralmente ocorre na superfície da Terra, embora córregos e rios subterrâneos também possam enxaguar as rochas e remover minerais.

A água é um agente de erosão. Qualquer tipo de água pode atuar desta maneira para remover minerais das rochas. Água do mar, chuva, rios e córregos são todos agentes capazes de transportar depósitos minerais. Além disso, o ar pode, às vezes, mover pequenas partículas de minerais e depositá-las em outro local. Lembre-se de que o método de transporte deve ter força suficiente para de fato manter os minerais em suspensão. Se o fluxo de água for fraco demais, os minerais serão simplesmente liberados para cair até o fundo do rio ou córrego.

Depósitos minerais

Os minerais que são carregados pela água devem acabar em algum lugar. À medida que a água evapora, estes minerais se tornam depósitos que formam as típicas camadas vistas em rochas sedimentares. Ao longo de milhares de anos, camadas se formam à medida que depósitos subsequentes de minerais são formados no mesmo local. A compressão pelos depósitos mais recentes forma camadas de depósitos de minerais. O peso das camadas superiores cimenta as inferiores, formando uma rocha sólida.

As rochas sedimentares químicas são identificadas pelos minerais que formam a própria rocha. Em muitos casos, é possível saber de onde a rocha sedimentar veio identificando os minerais que ela contém. As camadas não são sempre horizontais. Se houver longos períodos de tempo entre os depósitos de minerais, o local do depósito pode ser erodido pelo intemperismo. Neste caso, os leitos de estratificação podem ter direções diferentes. Porém, você ainda poderá ver os leitos em camadas da rocha.

Evaporação

As rochas sedimentares químicas são particularmente suscetíveis aos caprichos da água. Devido ao método de transporte manter os minerais intactos para deposição em um local de camadas, a evaporação rápida da água pode afetar muito o tipo de rocha sedimentar química que é formado. Um bom exemplo de como a evaporação afeta uma rocha sedimentar química é o sal de rochas. Os minerais são dissolvidos de outras rochas e transportados para um local de depósito. A água evapora rapidamente e forma o sal de rocha mineral. Nós o usamos todos os dias na forma de sal de cozinha. Este tipo de rocha sedimentar química de evaporação geralmente ocorre perto de leitos secos de lagos e mares interiores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível