Conhecimento

A sacarose é solúvel?

Escrito por tracy morris | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
A sacarose é solúvel?

A sacarose está presente no açúcar de mesa comum

cristal-glass sugar-bowl and white sugar image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Sacarose é o termo técnico para o açúcar comum de mesa, normalmente refinado de açúcar de cana ou de beterraba. É um dissacarídeo, o que significa que é um carboidrato complexo feito de dois carboidratos simples. No caso da sacarose, é feita de glicose e de frutose. A sacarose irá se dissolver ou se tornar solúvel em certos solventes quando estiverem presentes os fatores certos.

Outras pessoas estão lendo

Significância

A ciência testa a solubilidade de muitas substâncias. Como a solubilidade é usada pra se testar as propriedades de uma substância, diz-se que é uma das propriedades características. Devido a isso, a solubilidade é um dos testes que os cientistas usam para distinguir uma substância da outra. A substância sendo dissolvida é conhecida como soluto, enquanto que a substância fazendo a dissolução é o solvente. O solvente mais utilizado para se testar a solubilidade de um soluto é a água, entretanto pode ser usado álcool ou ácido no seu lugar.

Fatores que afetam a solubilidade

Existem três fatores principais que afetam a capacidade do soluto de dissolver em um solvente. Eles são a temperatura do solvente, o tamanho molecular do soluto e a compatibilidade de polaridade entre o soluto e o solvente.

Temperatura

Misturas de solutos e solventes são conhecidas como soluções. Se a solução absorve energia, então o soluto irá dissolver na medida em que a temperatura aumenta. Se a solução libera energia, então o soluto irá dissolver enquanto a solução esfria. Em misturas de água e sacarose, a sacarose dissolve na medida em que a temperatura da água aumenta.

Tamanho molecular

Solutos formados por moléculas grandes e pesadas não dissolvem tão facilmente em um solvente. A sacarose é feita de moléculas menores e irá dissolver facilmente na água.

Polaridade

Moléculas polares tem pólos positivos ou negativos. A polaridade do solvente e do soluto irá determinar se o soluto se dissolverá. Em outras palavras, o semelhante dissolve o semelhante. Se um solvente for polar, dissolverá geralmente um soluto polar. Se for apolar, somente dissolverá um soluto também apolar. Já que tanto a água como a sacarose são ambos polares, a sacarose se dissolverá facilmente nesse meio. Já o álcool é apolar, então a sacarose não dissolverá muito bem nele.

Propriedades

Além dos três fatores mencionados, a sacarose deve compartilhar propriedades comuns com um solvente para ser o seu soluto. ambos devem interagir em um nível molecular com forças dispersivas e dipolares similares. Além disso, os átomos de hidrogênio da sacarose e do seu solvente devem possuir ligações semelhantes com o oxigênio para formarem um soluto.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media