O salmão e seus benefícios à saúde

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O salmão e seus benefícios à saúde
O salmão é um dos peixes mais ricos em nutrientes (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Um dos alimentos conhecidos que mais possui propriedades benéficas para nosso organismo é o salmão. Peixe de água fria, ele possui nutrientes que combatem o colesterol ruim, contribuem para o melhor funcionamento do sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares. Sem contar na grande fonte de proteínas, vitaminas A, C e do complexo B e de ácidos graxos. Mais saudável que outros tipos de carnes, especialmente a vermelha bovina e a de porco, o salmão pode ser preparado de formas variadas. Entre as mais comuns, está o salmão grelhado, assado ou mesmo cru em forma de sashimi.

Outras pessoas estão lendo

Poder anti-inflamatório

O principal benefício do salmão para a saúde humana vem certamente da grande fonte de ômega-3. Esse ácido graxo reduz o colesterol ruim e combate a formação de placas que podem obstruir as artérias. Dessa forma, o consumo de salmão combate diretamente doenças cardiovasculares. Outro benefício do ômega 3 é seu poder anti-inflamatório. Depois de digerido, essa substância atua nos mais diversos tecidos do organismo, diminuindo os níveis de triglicerídeos, as gorduras que fazem mal para nosso corpo.

O salmão e seus benefícios à saúde
O peixe pode ser consumido em forma de sashimi (Creatas/Creatas/Getty Images)

Combate ao envelhecimento

Outra propriedade benéfica que vem do consumo de salmão é sua capacidade de combater o envelhecimento precoce. Isso porque o salmão possui ricas concentrações de selênio e magnésio. Esses dois minerais diminuem a formação de radicais livres, que são moléculas ou átomos presentes em nosso organismo que afetam negativamente o ciclo de nossas células e promovem o envelhecimento e o aparecimento de doenças cardíacas. O selênio e o magnésio presentes no salmão neutralizam os radicais livres e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.

O salmão e seus benefícios à saúde
As propriedades do salmão combatem o envelhecimento (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Respiração celular

O salmão é um peixe rico em vitaminas A, C, B3, B6 e B12. As vitaminas do complexo B são importantes para manter nosso sistema nervoso central funcionando de forma eficiente. Isso porque elas atuam diretamente no metabolismo das células do sistema nervoso, melhorando a fluidez das membranas dos neurônios. Além disso, a vitamina B6 contribui para o equilíbrio dos hormônios e estímulo do bom humor. De forma geral, as vitaminas B colaboram com as reações químicas do organismo, sobretudo no que se refere à respiração das células já que o complexo B é uma boa fonte de energia para o metabolismo.

O salmão e seus benefícios à saúde
A presença de vitaminas B estimulam a respiração celular (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Fortalecimento ósseo

A presença de fósforo e do aminoácido triptofano faz com que o salmão ajude a formar e liberar serotonina, um neurotransmissor que ajuda a liberar hormônios e a regular o ciclo de apetite e de sono. Essa substância é uma das responsáveis pela sensação de prazer. Níveis baixos de serotonina estão relacionados com sintomas como depressão e ansiedade. Além de atuar contra o mau humor, o consumo de salmão combate doenças como a osteoporose graças à presença de fósforo. Junto com o cálcio, o fósforo é essencial para o fortalecimento de nosso metabolismo ósseo.

O salmão e seus benefícios à saúde
Outro benefício do salmão é o fortalecimento dos ossos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível