×
Loading ...

Segredos para secar macarrão

Atualizado em 17 abril, 2017

O mesmo macarrão seco comprado pode ser feito em casa com ingredientes encontrados na maioria dos lares. A massa é feita de grãos, água e ovo, e então prensada e cortada de diferentes formas. Ela pode ser armazenada por até três anos e deve ser cozida em água para amolecer. Algumas vezes é esticada em superfícies planas para secar, o que pode ser uma tarefa difícil em casas menores. Alguns segredos podem ajudar a secar seu macarrão no espaço que tiver disponível.

Instruções

Pendure o macarrão para deixar o ar circular em torno dele (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Seque o macarrão por 15 minutos em uma superfície plana e coberta com farinha antes de cortá-lo. Isso deixará a massa menos grudenta e mais fácil de cortar; mas não seque por mais de 15 minutos, pois ela pode quebrar quando for cortada.

    Loading...
  2. Seque ligeiramente a massa fresca cortada antes de cozinhá-la. Coloque uma panela cheia de água no fogão para ferver e prepare seu macarrão. Secar a massa cortada a deixa mais firme e menos grudenta, e isso evita que aglutine e ajuda os pedaços a manterem seu formato. Seque a massa colocando-a sobre uma superfície coberta com farinha por 15 minutos.

  3. Escolha um recipiente para armazenagem se não for cozinhar o macarrão imediatamente. Seque a massa completamente em temperatura ambiente antes de guardar. Coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e polvilhe com mais farinha. Os pedaços devem estar separados para poderem secar de maneira uniforme. Os macarrões mais largos e moldados em formatos devem ser virados na metade do tempo, para que possam secar em ambos os lados. Você também pode colocar a massa sobre as costas de uma cadeira coberta com um pano de prato com farinha, ou pendurá-la em um varal de secagem. Depois disso, guarde o macarrão em um recipiente hermético, em uma área fresca e seca.

Loading...

Dicas

  • Certifique-se de que o local onde for secar os macarrões seja quente e seco. Se eles forem muito longos, enrole-os formando ninhos e deixe secar. Vire-os a cada 10 minutos para secar em ambos os lados. O tempo de secagem depende do formato e grossura da massa.
  • Se você tiver uma vassoura disponível, coloque duas cadeiras próximas com a vassoura sobres os assentos e pendure a massa nela. Outra opção é pendurar a massa em cabides.

Aviso

  • A massa fresca deve ser completamente seca antes de ser guardada, para evitar que mofe.

O que você precisa

  • Farinha
  • Superfície plana
  • Recipiente hermético

Referências

Loading ...
Loading ...