Sementes de sorgo e painço

Escrito por richard hoyt | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sementes de sorgo e painço
Use o painço para fazer um suflê (Eising/Photodisc/Getty Images)

As sementes de sorgo e painço foram cereais importantes por séculos nas regiões semiáridas e tropicais da Ásia e da África. O painço é mencionado na Bíblia como um grão usado para fazer pão. Nos países em desenvolvimento, o sorgo e o painço são culturas de subsistência que não são negociadas em mercados internacionais, mas os agricultores em ambientes secos e quentes cultivam o sorgo e processam as sementes para forragem animal.

Outras pessoas estão lendo

Sorgo

Há inúmeras espécies de gramíneas do gênero Sorghum que são nativas de regiões subtropicais, com exceção da Australásia e do sudoeste do Pacífico. A espécie Sorghum bicolor produz sementes que são importantes para as dietas de muitos africanos. A subespécie verticilliflorum, mais comumente cultivada na África, produz grãos geralmente arredondados que são de cor vermelha, marrom, bronze, amarelo claro, roxa, marrom profundo ou branca. As sementes de cor bronze e branca são as mais comuns. O sorgo trazido para o Novo Mundo através do comércio de escravos foi denominado milho da Guiné.

Painço

Os painços são gramíneas que produzem sementes pequenas que não pertencem a um gênero de planta. Os agricultores de muitos países em desenvolvimento o cultivam como cultura de cereais e também para forragem animal. Os painços mais amplamente cultivados, pela ordem, são o painço perolado (Pennisetum glaucoma); painço vulpino (Setaria itálica), painço proso (Panicum miliaceum), também denominado painço vassoura, painço comum, painço porco ou painço branco e painço dedo (Eleusine coracana ). Os Africanos fermentam sementes de painço dedo para fazer cerveja.

Valor nutricional

O sorgo e o painço contêm grandes quantidades de cinzas e são ricos em fósforo, ferro e cálcio. O primeiro contém aproximadamente a mesma quantidade de proteína que o arroz, trigo e outros cereais. O segundo, o qual tem o nível mais alto de proteína e cálcio do que qualquer grão de cereal, tem um sabor levemente doce. As sementes de painço não são aglutinosas e normalmente são trituradas antes de cozinhar ou são cozidas inteiras. As sementes trituradas são misturadas com farinha de trigo para panificação. O painço dedo contém a menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras. Tanto o sorgo quanto o painço carecem de vitamina A e vitamina C, embora estejam sendo desenvolvidas espécies que contêm beta-caroteno, uma fonte de vitamina A. O uso de adubos de fósforo aumenta seu teor de minerais.

Sorgo como forragem animal

Os fazendeiros de regiões quentes dos Estados Unidos cultivam milhões de acres de sorgo por ano. Eles cultivam o sorgo, denominado de milo ou milho milo, para alimentar o gado, assim como outros fazendeiros cultivam o milho para engordar o gado. O sorgo tem mais gordura e proteína do que o milho usado para essa finalidade. As sementes de sorgo utilizadas para alimentação do gado são amassadas ou quebradas. Os americanos cultivam mais sorgo do que cevada ou aveia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível