O que é o sensor de embreagem?

Escrito por john cagney nash | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o sensor de embreagem?
O sensor de embreagem é uma salvaguarda construída na maioria dos automóveis modernos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Os sensores de embreagem, também conhecidos como comutadores da embreagem, são uma salvaguarda construída em muitos carros e motocicletas modernos. Eles existem para evitar que um motor equipado com uma transmissão manual dê partida com uma marcha engatada. Caso isso ocorra, a unidade de tração não permite que o motor de arranque gire em velocidade suficiente para iniciar o motor e, ao invés disso, ela tenta locomover o veículo. Isto é perigoso e quase certo de resultar em falha prematura do motor de arranque.

Outras pessoas estão lendo

Circuitos

Com a embreagem pressionada, o sensor fica fechado por um contato mecânico em algum lugar no pedal. O circuito pode estar montado entre a chave de ignição e o motor de arranque. Quando a embreagem não está pressionada, o sensor está aberto, e o circuito não pode ser completado.

Interruptores de segurança do neutro

Os sensores da embreagem são similares em função dos interruptores de segurança do neutro em veículos com transmissão automática. Tais interruptores não permitem que o motor de arranque funcione se a transmissão está em qualquer posição além de "Park" ou "Neutral".

Sintomas de falha

Quando um sensor de embreagem falha, o sintoma mais comum é que todo o equipamento eletroeletrônico a bordo funcione, mas o motor de arranque não funciona quando a chave é girada para a posição "Ign". Este sintoma pode igualmente significar que o motor de arranque ou a sua solenoide falharam. Peça a um assistente que gire a chave para a posição "IGN" enquanto você escuta a solenoide. Se ela fizer um barulho parecido com "click", o problema é o motor de arranque. Se a solenoide não fizer este barulho, o problema é com ela em si ou acima dela. Se a solenoide estiver funcionando, a próxima opção a considerar é um sensor de embreagem defeituoso.

Sensores de embreagem são simples interruptores mecânicos, tipicamente mantidos no lugar por dois parafusos e ligados a apenas dois fios. Consulte o seu manual de manutenção para aprender a localização do interruptor. Teste os contatos com um multímetro. Os sensores raramente têm peças para manutenção, e uma unidade defeituosa deve ser substituída.

Em motocicletas, há um outro componente que pode estar falhando. Algumas motos são equipadas com sensores de descanso, que param o motor se a transmissão está com marcha engatada e o descanso lateral aberto. Se os sensores de descanso falharem, os sintomas podem ser similares a uma falha do sensor de embreagem. Teste ambos antes de substituir qualquer um deles.

Falha de segurança

O estado normal de um sensor de embreagem é aberto. Ele só é fechado, e consequentemente permite que o circuito de ignição seja feito, quando é mecanicamente fechado pelo acionamento do pedal de embreagem. Sendo este o caso, o sensor irá, quase que invariavelmente, falhar na posição aberta. Enquanto isso pode ser um incomodo, já que não permite que o veículo seja ligado, é muito menos arriscado do que os resultados de tentar propelir todo o veículo com o motor de arranque.

Como medida paliativa, o sensor de segurança da embreagem pode ser ignorado desconectando seus dois fios e conectando-os juntos. Esta medida irá permitir que o motor de arranque funcione mesmo que qualquer uma das marchas estejam engatadas. Isto é perigoso e deve somente ser feito para levar o veículo para um lugar onde um reparo apropriado possa ser feito. Coloque uma nota no volante afirmando de modo claro o que foi feito, caso qualquer outro motorista tente usar o veículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível