Por que nos sentimos mais cansados no verão?

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que nos sentimos mais cansados no verão?
O calor pode causar cansaço e improdutividade (Getty Images)

Com o calor do verão se aproximando, a moleza e o cansaço também caminham juntos. A sensação de fadiga, indisposição, sono excessivo, moleza no corpo, mal-estar e até a desmotivação e a improdutividade crescem conforme a temperatura sobe. Muitas vezes pode ser difícil se livrar dos sintomas. Mas não espere o inverno voltar para a sensação ruim passar e entender o que acontece com seu organismo. Descubra agora por que nos sentimos mais cansados no verão e saiba o que fazer para recuperar o ânimo e a disposição.

Outras pessoas estão lendo

Variação na temperatura

A variação na temperatura ambiente, particularmente quando há ondas de calor extremas e bruscas, pode gerar cansaço e mal-estar até o corpo se adaptar à mudança. Nos dias mais quentes, gasta-se mais energia para manter o corpo na temperatura normal (37ºC aproximadamente). O organismo responde imediatamente através da transpiração, que "refresca" a pele através da retirada de calor. Além disso, a pressão sanguínea cai e dilata as veias, fazendo o coração trabalhar mais para transportar o oxigênio. Os sintomas tendem a passar conforme o corpo se acostuma às altas temperaturas, mas é bom sempre ficar atento a outras complicações que o verão pode trazer.

Desidratação

A desidratação é uma das causas mais comuns de fadiga, indisposição e tonturas. No verão, o corpo pode perder muito líquido através do suor e, caso não haja uma reposição adequada, pode ocasionar sintomas como boca seca, dores de cabeça, enjoo, pouca urina de cor amarela escura, cansaço corporal e abatimento (causando olheiras e pele sem elasticidade). É muito importante beber ao menos dois litros de água por dia, em especial quando estiver muito calor. Repositores de eletrólitos, como as bebidas esportivas, também ajudam a diminuir os sintomas. No caso de desidratação grave, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível para que a reidratação seja feita de forma adequada.

Por que nos sentimos mais cansados no verão?
É importante beber muito líquido para evitar a fadiga no calor (Chris Clinton/Stockbyte/Getty Images)

Excesso de sol

O excesso de calor nos dias abafados e a incidência direta do sol podem causar hipertermia, condição que eleva a temperatura corporal a mais de 40ºC. Esse problema é especialmente perigoso para crianças, idosos e pessoas com pressão alta e pode ser ocasionado por insolação ou excesso de abafamento. A hipertermia gera exaustão extrema, dor de cabeça, batimento cardíaco acelerado, pele avermelhada e seca ou excessivamente suada, calafrios, tontura, enjoo e confusão mental. No caso de longa exposição ao sol ou ao calor, é importante buscar acompanhamento médico imediato. Para evitar a hipertermia e a insolação, proteja-se do sol e do calor na sombra e mantenha-se sempre hidratado.

Problemas de sono

A insônia é um sintoma da fadiga causada pelo excesso de calor menos nocivo, mas igualmente incômodo. Tentar dormir em um ambiente muito abafado ou durante o verão pode ser frustrante. De acordo com estudos, temperaturas acima de 25ºC dificultam a manutenção do sono, causando insônia. E, mesmo que você consiga dormir no calor, o sono não será tão reparador quanto em temperaturas mais amenas. Por causa do sono leve ou da insônia, fica muito mais difícil se concentrar e ter energia no dia seguinte. Durma com ventiladores ligados e mantenha sempre um copo d'água e uma toalha úmida por perto para se refrescar quando for dormir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível