As sete fases do ciclo de vida do desenvolvimento de um sistema

Escrito por seanna wesson | Traduzido por pedro paulo santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As sete fases do ciclo de vida do desenvolvimento de um sistema
Existem sete fases no ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas (ANSI image by DBX60 from Fotolia.com)

O Ciclo de Vida do Desenvolvimento de Sistemas, ou CVDS (do inglês Systems Development Life Cycle - SDLC) é uma metodologia para facilitar o desenvolvimento de sistemas de informação. Além disso, ele ajuda os gerentes de projetos a planejarem o desenvolvimento e a implementação destes, de modo a atenderem os requisitos de usuários e fazerem com que tudo seja completado dentro do prazo e dos limites de orçamento. Com o CVDS, o gerente de projeto pode gerenciar as tarefas e os detalhes do projeto, além de comunicar datas importantes para indivíduos específicos envolvidos ou afetados por ele. As fases desse sistema são conceito e planejamento, definição de requisitos, design, desenvolvimento e teste, implementação, operações, manutenção e disposição.

Planejamento conceitual

O planejamento conceitual é a primeira fase do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. Nesta, indivíduos importantes envolvidos no projeto ou outros interessados definem o sistema proposto e determinam o escopo do mesmo. Além disso, fatores como limites de recursos, orçamento e tempo são determinados.

Definição de requisitos

A próxima fase é a de definição de requisitos. Após os interessados terem estabelecido o escopo do projeto, os especialistas em Tecnologia da Informação (TI) trabalham com os usuários finais para definir os requisitos empresariais do sistema. Assim que todos os dados forem coletados, os especialistas se encontram novamente com os usuários para revisar os requisitos e obter suas autorizações.

Design

Na fase de design, os especialistas em TI traduzem os requisitos empresariais em técnicos. Inicialmente, os desenvolvedores criam um design técnico preliminar para atender a todos os requisitos definidos na fase anterior. Assim que esta etapa estiver finalizada, os desenvolvedores criam um design técnico detalhado, o que define todas as funções técnicas necessárias para se implementar o sistema.

Desenvolvimento e teste

Na fase de desenvolvimento e teste, os desenvolvedores começam a criar o sistema propriamente dito. Isto envolve a programação de qualquer código e a construção da arquitetura apropriada do banco de dados. Os testes começam após o desenvolvimento dos componentes do sistema estar completo. Além disso, as análises do controle de qualidade verificam se os requisitos empresariais foram atendidos usando um plano detalhado de testes.

Implementação

Durante a implementação, os especialistas em TI distribuem o novo sistema para todos os usuários finais para que eles possam começar a usá-lo, fornecendo além disso a documentação que detalha como usar o sistema. As sessões de treinamento devem ser montadas para cada grupo de usuário, para que eles se beneficiem delas desde o começo.

Operação e manutenção

Nesta fase, o novo sistema entra em modo operacional completo. Os especialistas em TI o monitoram para verificar se ele atende aos requisitos empresariais. Depois, eles realizam manutenções periódicas para garantirem seu funcionamento contínuo da maneira esperada. A equipe de suporte ainda provê assistência para o sistema e resolve qualquer problema reportado.

Disposição

A fase de disposição ocorre ao final do ciclo de vida do sistema. Quando ele tiver cumprido sua função e parar de ser usado, esta fase provê uma série de passos sistematizados para descartá-lo. Realizar essa etapa assegura que as informações vitais sejam preservadas para negócios futuros ou para necessidades de sistema. Por fim, o descarte correto é importante para assegurar que os componentes, informações, software e hardware sejam eliminados corretamente e de acordo com as regulamentações da companhia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível