O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso
Segundo a OMS, 100 milhões de crianças estão abaixo do peso (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Crianças abaixo do peso ideal são um caso de grande preocupação para pais de todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 milhões de crianças pesam menos do que o ideal no mundo. É um problema que traz uma série de riscos à saúde, entre eles a baixa imunidade. Crianças abaixo do peso são mais vulneráveis à doenças e infecções. Outro problema é a deficiência de ferro, o que pode levar a casos de anemia. Saiba o que fazer se seus filhos estão abaixo do peso.

Outras pessoas estão lendo

Quantidade correta de calorias

Uma das causas da desnutrição é o consumo inadequado ou insuficiente de calorias diárias. O número de calorias necessárias depende de diversos fatores como altura e peso da criança. A ajuda de um nutricionista pode facilitar na hora de planejar a alimentação infantil. Via de regra, o ideal é que a criança coma refeições balanceadas com frutas, verduras, carboidratos e proteínas no almoço e no jantar. Se possível, os pequenos devem comer de três em três horas. Opte por lanches com frutas, iogurtes e barras de cereais.

O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso
Os pais devem oferecer a quantidade correta de calorias para os filhos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Estimular o apetite

Algumas crianças apresentam problemas de falta de apetite na hora das refeições. Se esse é o caso de seu filho(a), evite tentar forçar a comida durante as refeições. Para despertar o apetite, evite guloseimas e refrigerantes antes do almoço ou jantar. Leve seu filho(a) para a cozinha e convide-o para participar da preparação da comida. Ir ao supermercado com a criança ajuda a despertar o apetite e é uma oportunidade de educar os pequenos sobre os benefícios da alimentação saudável.

O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso
Cozinhar com o filho(a) é uma forma de educar e estimular o apetite (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Sem estresse

Muitas crianças sentem-se pressionadas na hora da alimentação. É importante desenvolver nos pequenos o gosto pela comida, mas sem forçá-los a comer alimentos contra a vontade. A hora da refeição deve ser uma experiência prazerosa em um ambiente tranquilo. Tenha paciência para lidar com as recusas dos filhos e opte por estratégias que estimulem a boa alimentação. Em vez de servir um prato de jiló, por exemplo, tente cortar o alimento em rodelas e serví-lo misturado a uma salada bem temperada.

O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso
Faça da refeição um momento tranquilo e divertido (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Ajuda profissional

Se as tentativas anteriores não mostrarem sucesso, o ideal é procurar ajuda médica do pediatra ou do nutricionista. A ajuda profissional é capaz de diagnosticar eventuais distúrbios alimentares ou problemas de saúde que podem estar contribuindo para a desnutrição. Algumas vezes, será preciso fazer exames específicos nos rins ou intestinos, fatores que podem explicar a desnutrição crônica. Outros fatores que contribuem para o baixo peso são intolerância ao glúten ou a lactose. O médico ou nutricionista serão capazes de dar um diagnóstico correto e propor uma dieta especial para resolver o problema.

O que fazer se os seus filhos estão abaixo do peso
A ajuda profissional pode ser definitiva para resolver qualquer problema alimentar (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível