O que significa nictúria?

Escrito por jacklyn dephoff | Traduzido por luiz carlos de frança júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa nictúria?
O que significa nictúria? (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A nictúria é a frequência anormal de urinar, o que é indicativo de diversas doenças, incluindo distúrbios renais e problemas cardíacos. Na pior hipótese, a nictúria induz efeitos insuportáveis ​​de privação de sono, o que pode dificultar atividades diárias. A conduta para casos de nictúria envolve o diagnóstico e tratamento da doença subjacente que reduz a sua capacidade de controlar a micção. Normalmente, uma mudança no estilo de vida é necessária, como reduzir a ingestão de álcool, para tratar a nictúria de maneira eficaz.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Nictúria é um sintoma de muitas doenças, geralmente relacionadas com alguma complicação cardíaca, renal ou do trato urinário, e é caracterizada pela eliminação frequente (micção) durante a noite. Os outros termos referentes à nictúria são micção nictúrica e noturna. A ocorrência desta condição aumenta à medida que você envelhece devido à diminuição da capacidade de controlar a bexiga, que é um efeito do desgaste, ocorrendo tanto em mulheres quanto em homens.

Causas

A nictúria, como indicado nos "Manuais Merck Online", "pode ​​ocorrer nos estágios iniciais de vários distúrbios renais". Em outras palavras, problemas renais podem induzir nictúria. Doenças como a diabetes, doenças do fígado e insuficiência cardíaca também podem causar esta doença. Além disso, beber grandes quantidades de líquidos, tais como café, chá e cerveja antes de dormir induz à micção frequente.

Efeitos

Devido à micção frequente, o seu "relógio biológico" normal é alterado. A nictúria, como concluiu a National Association for Continence, "pode ​​ser um problema debilitante (...) por causa dos efeitos negativos da deficiência crônica do sono". Alguns dos efeitos negativos da nictúria incluem fadiga e sensação de frio durante o dia. Além disso, a nictúria pode levar à desidratação e ao desequilíbrio de fluidos corporais, devido à perda significativa de água e eletrólitos.

Diagnóstico

Tal como acontece com o diagnóstico de outras doenças, o médico irá pedir uma história clínica detalhada, incluindo refeições, rotinas e outras condições relacionadas com a sua urina noturna. Testes físicos, tais como exames pélvico, abdominal e genital serão realizados para diferenciar as possíveis razões para a sua micção frequente. Finalmente, o exame de urina é realizado para avaliar a quantidade e os componentes de sua urina.

Conduta

A conduta para a nictúria depende de sua causa subjacente. Geralmente, você terá que controlar a ingestão de líquidos antes de dormir e evitar beber muito álcool e bebidas com cafeína. Caso você esteja sob tratamento médico, verifique e assegure que seus medicamentos não sejam diuréticos - drogas que induzem à micção - e consulte o seu médico para tratamentos opcionais ou condutas farmacêuticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível