Mais
×

O significado da tatuagem de um sol

Os paraísos celestiais têm sido uma fonte de inspiração para os artistas desde que os primeiros homens pintaram suas vitórias e evocaram seus deuses sobre à face das paredes das cavernas. Para os pintores, ao longo do tempo, o sol tem sido uma fonte constante de vitalidade e inspiração. Essa influência continua viva para tatuadores e pessoas enquanto o sol, um símbolo forte e estável, permanece entre os símbolos celestiais mais frequentemente ilustrados por tatuadores do mundo inteiro.

Não existe padrão para o desenho de tatuagem de sol (sun image by Svetlin Rusev from Fotolia.com)

Mitologia

Para culturas pagãs antigas, o sol representava um símbolo da virilidade do homem e era o deus da força e da vida. Como as perspectivas culturais mudaram com o tempo, culturas como as do Egito abraçaram o sol, no lugar da lua, por suas propriedades como um deus ou invocador da fertilidade feminina e do renascimento. Sem ele nenhuma plantação cresceria, nenhum ciclo poderia passar e, nesta adoração pagã, o sol tornou-se um símbolo duradouro da força. Homens e mulheres pagam homenagens à seus deuses, exibindo suas proezas e expondo seus status sociais através das tatuagens de sol.

Cristianismo

Tanto a cultura antiga quanto a moderna têm reverenciado o sol como símbolo de fé. Enquanto na mitologia das culturas pagãs o sol representava vida e força, na cultura cristã o sol tornou-se símbolo de afeto e renovação em Cristo. Para os cristãos, o sol geralmente representava o Cristo ressuscitado, uma conexão muito forte com a fênix pagã. Assim como a fênix ressurge das cinzas, Cristo também ascendeu, tornando o sol um símbolo forte das culturas cristãs.

Riquezas

Nas culturas antigas, quando as cores estavam em seu ápice, aqueles que podiam pagar tributos a seus deuses através da decoração de suas peles em cores vibrantes se sobressaíam entre a casta dos mais ricos. Além do sol ser um símbolo de força na humanidade, a capacidade de pagar este tipo de arte corporal destacava as pessoas que a usavam. Para os Maias, por exemplo, uma tatuagem de sol geralmente denotava um líder, uma pessoa com riquezas e influência.

Diversidade

Graças à forma geral do sol, a maioria das tatuagens dele são redondas, porém, são uma mistura diversificada de simbolismo estilizado. O desenho do sol é tradicionalmente um tributo ao trabalho do artista, assim como à virilidade do usuário, variando de desenhos redondos até obras de arte tribais altamente elaboradas. Conexões à culturas usando o símbolo geralmente determinam como este foi representado. As tatuagens de sol podem ser desenhos arredondados simples, góticos, tribais, celtas e representações celestiais junto com a lua.

Usos modernos

Hoje as representações do sol são geralmente usadas da mesma forma que nos tempos antigos, significando riqueza, força, virilidade, influência pagã, fertilidade feminina e a alma da humanidade. Estimada por suas cores vibrantes e estilo cativante, o sol continua a ser um símbolo forte. Diferentemente dos tempos antigos, os usos modernos do sol podem ter vários significados simbólico-culturais para o usuário, porém, o entendimento cultural continua a conectar o símbolo do sol nas tatuagens como uma impressão de força.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article