Simbolismo da deusa da justiça

Escrito por brent t. edwards | Traduzido por felipe vargas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Simbolismo da deusa da justiça
A deusa da justiça é um símbolo do direito perene (Justice image by MVit from Fotolia.com)

A deusa da justiça é uma imagem comum em foros e instituições legais. Existe uma variação regional na sua imagem exata, mas algumas características estão sempre presentes: Ela carrega uma espada, uma balança e, normalmente (mas não sempre), ela está com os olhos vendados. Ela usa uma túnica ou toga greco-romana, que é tradicional em deusas, filósofas e profetas. Sua imagem é encontrada ao redor do mundo.

Outras pessoas estão lendo

História

O conceito de uma deusa da justiça é muito antigo, datado da época dos gregos e egípcios. Os egípcios tinham Ma'at, que significa ordem e carregava tanto uma espada como a pena da verdade. Os gregos tinham a deusa Themis, que representava a lei, a ordem e a justiça (e que, aliás, era a mãe dos Parcas, que ficaram conhecidos por julgarem a humanidade). A deusa romana da justiça, Justitia, é a inspiração mais direta, uma vez que ela carregava a espada, a balança e os olhos vendados, que estamos familiarizados hoje.

As balanças

As balanças remontam aos tempos egípcios, onde o deus Anúbis era invariavelmente representado com um conjunto de balanças usadas para pesar a alma de uma pessoa falecida, contra a Pena da Verdade. As interpretações modernas filtram através do foco na razão do Iluminismo, explicando como a deusa da justiça pesa os fatores de um caso para emitir uma decisão. As balanças implicam um processo racional mecanicista; muito peso (prova) de um lado que vai fazer com que as balanças se inclinem a favor da inocência ou da culpa.

Simbolismo da deusa da justiça
A balança pesa os fatos do caso (weigh-scale truth image by Pali A from Fotolia.com)

A espada

A deusa da justiça frequentemente carrega a espada em uma das mãos, que é, historicamente, símbolo de autoridade adotado por reis, imperadores e generais. Ela é um dos primeiros símbolos da justiça, já que o poder do monarca poderia ser entregue com a batida de uma espada. Adicionalmente, a espada tem um papel importante em cerimônias ainda hoje, já que as pessoas condecoradas são tocadas sobre os ombros com a lâmina de uma. A da deusa da justiça avança o conceito de que a justiça pode ser rápida e final.

Justiça cega

A venda que ela usa simboliza a filosofia de que a justiça deve se decidir "sem paixão ou preconceito". Considerando somente os fatos em sua balança, a deusa da justiça não deve permitir que o lado emocional do acusado entre na equação implícita. Tudo é justo diante dos fatos do caso e do julgamento da justiça. Entretanto, nem todas as representações da deusa da justiça tem a venda.

Outras características

A deusa da justiça usa as vestes da Grécia e Roma clássicas. Isso se deve às suas origens como uma interpretação da Justitia. Ela também serve para ressaltar o lugar da toga na tradição ocidental, essa peça de vestuário representa a civilização e a filosofia. A expressão popular na Roma antiga era: "Cedant arma togae", que significa "Deixe as armas (guerra) cederem à toga (poder civil)."

Simbolismo da deusa da justiça
A deusa da justiça, com vestimentas romanas, inspirada nas civilizações antigas (statue of goddess athena with pigeon image by M. Elizabeth Huetter from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível