Mais
×

Como usar sinais de mão no voleibol de praia

Atualizado em 17 abril, 2017

O voleibol de praia pode ser um esporte muito difícil de jogar. Para aqueles que nunca tenham jogado competitivamente, você pode pensar que dois jogadores cobrem toda a quadra com muita facilidade. A realidade é que os parceiros usam muita comunicação para fazer isso. Os dois jogadores em um jogo de vôlei de praia sempre sabe onde o outro vai estar com base nos sinais de mão.

Instruções

Aprenda a usar os sinais de voleibol de praia (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

    Como usar os sinais de mão no voleibol de praia

  1. Sinalize para o seu parceiro que tipo de saque que você vai fazer quando você é o sacador. Depois de receber a bola de vôlei, antes de andar atrás da linha de fundo da quadra para sacar, dê o seu parceiro um sinal com a mão para indicar de que lado da quadra você estará sacando ou se o saque será curto ou longo.

  2. Colocar um dedo nas suas costas indica que você estará sacando do seu lado da quadra, colocando dois dedos separados nas suas costas indicam que você fará o saque do lado da quadra em que o seu parceiro está.

  3. Use os dedos para indicar o quão longe será o saque com a bola e para o lado da quadra do oponente. Se o dedo ou dedos que você usa estão voltados para o céu em suas costas, indica um saque curto na metade da frente da quadra. Se o dedo ou dedos apontam para o chão, indicam um longo saque na metade de trás da quadra. Se o dedo ou dedos são colocados de lado, indicam que o jogador fará um saque com bola alta e o local pode variar.

  4. Indique como você vai se defender contra um corte se você é o jogador que não saca. Normalmente o jogador que não está sacando é o bloqueador de cortes do adversário. Se você colocar um dedo em suas costas antes de seu parceiro sacar, indica que irá bloquear a linha. Isso significa que estará bloqueando para impedir que o atacante bata a bola diretamente sobre você ou em direção a linha divisória do seu lado da quadra. O objetivo com este bloqueio é fazer com que o adversário bata para o lado do seu parceiro da quadra.

  5. Colocando dois dedos afastados nas suas costas como o jogador que não sacará indica que você vai bloquear o ângulo. Isso significa que você vai permitir que o adversário bata na bola em cima de você ou em direção a linha divisória do lado da quadra. A razão para isso é para tirar a energia do corte. Normalmente, os cortes têm mais força quando feitos em um ângulo que permite que o cortador leve o braço de corte mais para trás.

  6. Se você sinalizar com dois punhos significa que você não irá bloquear a bola. Ao invés disso você recuará para trás e tentará receptar a bola junto com o sacador.

  7. A comunicação através de sinais com as mãos também é usada quando a bola está em posse da equipe adversária, caso você decida mudar a estratégia de bloqueio depois que a bola é sacada.

Dicas

  • Mostre os sinais rapidamente para o seu parceiro durante o vôlei para que suas mãos estejam sempre prontas para jogar. Se o sinal for antes do saque, peça ao seu parceiro para dar uma indicação verbal, como "ok", para indicar que eles viram o sinal e concordam.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao sinalizar durante uma partida, os adversários podem tentar bater a bola o mais rápido possível em um ou dois movimentos para pegá-lo desprevenido.

O que você precisa

  • Bola de vôlei
  • Rede de voleibol
  • Praia ou quadra de areia
  • Oponentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article