Sinais e sintomas de cansaço extremo

Escrito por gregory hamel | Traduzido por milton acevedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais e sintomas de cansaço extremo
Mulher sofrendo de exaustão por causa do calor é transportada para uma ambulância (Denis Doyle/Getty Images News/Getty Images)

Exaustão extrema é o estado corporal de sentir-se muito cansado, até o ponto de você não querer se mover ou não ser capaz de fazê-lo. A exaustão pode ser causada por diversos fatores, como a exposição prolongada ao calor (insolação), doença, sono insuficiente ou esforço físico intenso. Os sinais e sintomas de fadiga extrema variam dependendo da causa, embora certos sintomas possam não depender dela.

Outras pessoas estão lendo

Distração

A distração é um dos sinais de alerta de extrema fadiga e exaustão. A exaustão causada por falta de sono, estresse e ansiedade tende a diminuir a sua atenção aos detalhes. Isso pode fazer com que pessoa faça coisas de forma distraída, e isso pode ser bastante perigoso quando se dirige um veículo ou maquinaria.

Sinais e sintomas de cansaço extremo
A distração é um dos sinais de alerta de extrema fadiga e exaustão (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Confusão

Quando a exaustão for mais grave, a falta de atenção pode se transformar em confusão. Uma pessoa pode temporariamente esquecer o que está fazendo, onde está ou para onde estava indo. Um forte sentimento de mal-estar também é possível. Se o torpor for ruim o suficiente, a pessoa pode não ser capaz de pensar ou falar corretamente.

Sinais e sintomas de cansaço extremo
Se o torpor for ruim o suficiente, a pessoa pode não ser capaz de pensar ou falar corretamente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tontura

Sentir-se tonto ou fraco é sinal de cansaço extremo. Quando o corpo está muito exausto, a eficácia do coração e sangue na entrega de oxigênio para o cérebro pode ser diminuída, o que pode gerar tonturas. Em alguns casos, a também tontura pode levar a desmaios. Se você se sentir tonto, deve sentar-se imediatamente e controlar a respiração para evitar a possibilidade de desmaiar e se machucar ao cair.

Sinais e sintomas de cansaço extremo
Se você se sentir tonto, sente-se para não cair (Medioimages/Photodisc/Digital Vision/Getty Images)

Frequência cardíaca acelerada

O cansaço extremo é muitas vezes acompanhado por um aumento da frequência cardíaca. Após um exercício físico intenso ou especialmente durante a exposição ao calor, o coração pode ter dificuldade de fornecer sangue para o corpo e vai acelerar, enquanto a força do pulso será fraca. Como o coração se esforça para fornecer oxigênio para o corpo, ele pode bater em um ritmo muito elevado ao terminar uma atividade ou ao sair de um ambiente de calor intenso. Se a pele ficar úmida, quente ou vermelha, isso pode significar exaustão pelo calor.

Sinais e sintomas de cansaço extremo
Homem cansado depois de correr (Comstock/Comstock/Getty Images)

Complicações

Normalmente, o cansaço extremo pode ser superado com bom descanso, sono, ingestão de alimentos e água, mas às vezes pode ter complicações graves. No caso de exaustão por calor, se for grave, pode ocorrer insolação. Durante o golpe de calor, a pele fica muito quente e seca, e se temperatura do corpo ultrapassar 40 °C a pessoa pode morrer. O esforço excessivo pode resultar em ataque cardíaco ou hiperventilação. A maioria dos casos de exaustão severa pode ser evitada dormindo e se alimentando de forma adequada, também evitando fatores de risco, como calor e esforço físico.

Sinais e sintomas de cansaço extremo
Normalmente, o cansaço extremo pode ser superado com bom descanso (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível