Sinais e sintomas de verminoses

Escrito por ryan kelley | Traduzido por marina costa
Sinais e sintomas de verminoses
Os sintomas de teníase bovina aparecem em um período de dez a quatorze semanas. (Cut of raw beef in kitchen or restaurant. image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)

Vermes parasitas são transmitidos aos seres humanos por meio de comida e água contaminadas. Esses pequenos vermes mal podem ser vistos a olho nu, em geral, mas o nível de desconforto e doenças causadas variam em intensidade e gravidade. Uma verminose não tratada pode resultar na morte do hospedeiro.

Tipos de vermes parasitas

Existem três tipos principais de vermes que podem crescer no trato digestivo humano: a lombriga, a tênia suína e a tênia bovina. Cada uma manifesta diferentes sinais e sintomas, também levando distintas quantidades de tempo para serem identificadas pelo hospedeiro infectado.

Sinais e sintomas de verminoses
Fique atento para perceber os sintomas. (very sick man on white background image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Sintomas de ascaridíase

A lombriga é transmitida ao homem através de carne de porco crua ou mal cozida. O primeiro sintoma da infestação aparece dentro de um ou dois dias após o consumo e o hospedeiro experimenta náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e febre. Nesse estágio, a contaminação é comumente confundida com gripe, mas os sintomas adicionais aparecem cerca de dois a oito dias mais tarde. O hospedeiro tem dores de cabeça, inchaço nos olhos, dor nas juntas e nos músculos, sente fraqueza e coceira na pele. Uma séria infecção pode vir acompanhada de outros sintomas, como problemas cardíacos e pulmonares ou dificuldade de coordenação. Um caso sério e não tratado de ascaridíase pode levar à morte.

Sinais e sintomas de verminoses
Primeisos sintomas inclui febre, náusea, vômito, diarréia e dor abdominal. (37.2 - it is bad temperature image by ArtemSam from Fotolia.com)

Síntomas da teníase suína

A tênia suína é transmitida ao homem quando carne de porco crua ou mal cozida, infectada por larvas da tênia, é ingerida. A contaminação por vermes adultos pode não ocasionar sintomas, ainda que muitos infectados apresentem dores abdominais, alterações no sistema difestivo, perda de peso e possível obstrução intestinal. Esses sintomas aparecem em um período de oito a doze semanas após a ingestão do alimento contaminado. Se os ovos da tênia adulta chocarem e larvas se espalharem através do seu corpo, infectando outros órgãos, outros inúmeros sintomas serão detectados. Por exemplo, se os órgãos respiratórias forem contaminados, o hospedeira pode ter sintomas semelhantes aos da asma e tossir sangue.

Sinais e sintomas de verminoses
A carne de porco deve ser sempre bem cozida para evitar a contaminação. (pork meat image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Sintomas da teníase bovina

Os sinais dos sintomas da teníase bovina são similares às da suína. O tempo de manifestação é um pouco diferente, no entanto. Os sintomas de teníase bovina aparecem em um período de dez a quatorze semanas.

Sinais e sintomas de verminoses
A carne bovina também pode ser transmissora de verminoses. (beef image by Ramon Grosso from Fotolia.com)

Evitando uma verminose

É importante a prática da alimentação segura dos alimentos e procedimentos de cozinha, a fim de prevenir a contaminação por vermes. Carnes bovina e suína devem ser cozinhada a 160 graus celsius para matar larvas de tênia que possam estar presentes nelas. Deve-se consumir apenas água tratada e evitar engolir água de piscina. Além disso, frutas e vegetais crus devem ser lavados, descascados ou cozidos antes de sua ingestão. Essas regras são especialmente importante para evitar uma verminose.

Sinais e sintomas de verminoses
Frutas e vegetais crus devem ser bem lavados e descascados. (fruits & vegetables image by Ronnie from Fotolia.com)