Saúde

Síndrome do impacto do ombro

Escrito por valerie dansereau | Traduzido por alexandre girardi
Síndrome do impacto do ombro

A síndrome do impacto do ombro acomete pessoas de meia idade

flickr.com

A síndrome do impacto do ombro é uma das causas mais comuns de dor no ombro em adultos. Essa síndrome é comum em atletas e em adultos de meia idade ou mais velhos. Atletas que frequentemente levantam seus braços acima da cabeça em esportes como natação, tênis e beisebol geralmente sofrem dessa síndrome. Pessoas que trabalham com construção civil e pintores também estão vulneráveis a esse impacto do ombro. A dor pode se desenvolver de um trauma ou até mesmo sem causa aparente.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A síndrome do impacto do ombro afeta o manguito rotador, que é um grupo de músculos e tendões que seguram os braços às articulações do ombro. O manguito rotador permite que o ombro gire. Essa condição frequentemente ocorre acompanhada de bursite ou tendinite.

Sinais e sintomas

Os sintomas podem incluir dor que ocorre de cima do ombro até o cotovelo e os músculos do ombro podem ficar fracos. Pode haver inchaço e sensibilidade na frente do ombro. Você pode sentir dificuldade de alcançar atrás das costas e sentir extrema dor quando levar os braços acima da cabeça. A dor pode se irromper quando estiver dormindo, devido à pressão nos músculos do ombro. Sem tratamento, ela pode piorar.

Diagnóstico

Seu médico verificará seu histórico e focará em atividades nas quais você usa seu ombro. Ele sentirá a região para encontrar o local exato da dor. Um raio-x pode ser tirado se houver suspeita de artrite. Exames adicionais poderão ser requisitados, como uma ressonância magnética, que pode mostrar algum acúmulo de fluidos na bursa ou rasgos no manguito rotador. Um exame de impacto envolve injetar um anestésico na bursa e confirmar o diagnóstico de impacto do ombro.

Tratamento

A maioria das pessoas que tem impacto do ombro pode ser tratada de forma bem sucedida com medicação, alongamento e evitando temporariamente movimentos do braço acima da cabeça. Os tratamentos começam com descanso e aplicação de gelo no local lesionado. Uma medicação anti-inflamatória, como aspirinas, ibuprofeno ou naproxeno, pode prover algum alívio, mas deve ser usada consistentemente por mais de oito semanas. Seu médico pode recomendar alongamento e exercícios de fortalecimento. Injeções de corticoesteroide podem reduzir a inflamação e fisioterapia pode ser recomendável. Se houver uma fraqueza significativa, seu médico poderá pedir uma ressonância magnética ou outros exames para verificar se há acúmulo de fluido no manguito rotador.

Auto-cuidado

Se você foi diagnosticado com a síndrome de impacto do ombro, evite movimentos repetitivos com seu ombro lesionado, como pintar, limpar e aspirar a casa. Evite levantar objetos pesados que aumentam sua dor. Isso pode demorar de dois a quatro meses para aliviar completamente a dor.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media